Português Espanhol Inglês
A+ / A-
Facebook Semear Twitter Semear Youtube Semear



EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS

Neste espaço você pode acessar experiências inspiradoras de melhor convivência com o Semiárido, por meio de três plataformas digitais com conteúdos multimídia. Em formados diferentes, elas disponibilizam sistematizações de experiências desenvolvidas por agricultoras, agricultores, artesãos e outros atores no Semiárido do Nordeste do Brasil. Entre os temas, estão: manejo de água; produção e comercialização; recursos naturais; agroecologia; cooperativismo e organização comunitária; criação animal; protagonismo juvenil e educação contextualizada. Inspire-se!


Boas Práticas na Convivência com o Semiárido

Aqui você encontrará sistematizações de experiências desenvolvidas por agricultores, produtores rurais, jovens e artesãos do Semiárido do Nordeste do Brasil.

A partir dos olhares dos próprios experimentadores, os conteúdos mostram boas práticas que podem inspirar outras iniciativas, detalhando  funcionam e como podem ser implementadas em outros contextos. Os eixos temáticos são: gestão das águas, produção agroecológica, criação animal, recursos naturais e organização comunitária.

A proposta é disseminar conhecimentos e aprendizagens geradas no campo a partir de experimentações de pessoas e organizações que fortalecem a melhor convivência com o Semiárido.

Banco de Saberes

Este espaço reúne sistematizações de experiências coletivas de desenvolvimento rural sustentável e inclusivo colocadas em prática por diferentes atores sociais do Semiárido.

Além de textos, é possível acessar vídeos e imagens que podem ser compartilhados.

As sistematizações estão divididas em áreas temáticas como: Inovações produtivas e tecnológicas; Negócios Rurais; Recursos naturais e adaptação às mudanças climáticas.

Confira também perfis de mulheres e homens que participam das iniciativas.

Talentos do Semiárido

Esta plataforma digital foi criada para dar maior visibilidade aos talentos locais e às boas práticas desenvolvidas no escopo de iniciativas apoiadas pelo FIDA no Brasil, em diferentes territórios do Semiárido de estados como Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A ideia é contribuir para disseminar processos de aprendizagem e práticas inovadoras para o desenvolvimento sustentável no campo.

As experiências tratam de temas como: uso da água, manejo da Caatinga, cooperativismo, atividades produtivas, juventude rural, atividades culturais e educação contextualizada.