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Resultados

Desde que iniciou suas atividades em maio de 2011, o Programa Semear tem investido em diferentes estratégias de atuação em oito estados do Nordeste brasileiro. Por meio de implementação direta e de parcerias com organizações de reconhecida atuação no Semiárido, promoveu e fortaleceu diferentes processos de gestão do conhecimento em temas estratégicos para a agenda do desenvolvimento rural sustentável e equitativo.

Buscando facilitar o acesso a saberes, inovações e boas práticas que possam ser adotados e reaplicados pelas populações rurais para melhorar suas condições de vida, foram realizadas cerca de 350 atividades, dentre sistematizações participativas de experiências, intercâmbios, feiras de conhecimentos, oficinas e seminários, estudos temáticos e comunicação colaborativa.

A atuação do Programa e de suas redes de colaboração beneficiou mais de 17.800 pessoas, de 775 organizações. Foram sistematizadas 181 e elaborados mais de 230 produtos de comunicação que possibilitaram atingir um público aproximado de 100.000 pessoas.

Por meio do monitoramento e acompanhamento dos processos e atividades promovidos no âmbito do Programa Semear, foi possível perceber que:

  • Melhoria da produtividade e das condições de vida de famílias e comunidades rurais por meio da apropriação e reaplicação de conhecimentos e boas práticas registrados e disseminados.
  • Fortalecimento das relações de cooperação local, especialmente de iniciativas de associativismo e cooperativismo.
  • Fortalecimento de estratégias de resiliência de famílias e comunidades agricultoras para melhor conviver com o Semiárido.
  • Fortalecimento de ações de preservação, recuperação e conservação ambiental no contexto da Caatinga.
  • Ampliação do debate e da ação conjunta entre gestores públicos da agricultura familiar, fortalecendo o debate sobre políticas públicas especificas para o Semiárido.
  • Equipes de projetos apoiados pelo FIDA capacitadas em temas importantes para o fortalecimento das capacidades de gestão, a exemplo de Monitoramento e Avaliação, Temas Fiduciários e Elaboração de Projetos Produtivos.