Português Espanhol Inglês
A+ / A-
Facebook Semear Twitter Semear Youtube Semear

Objetivos e Estratégias

_MG_9860 copy

Programa Semear/ Manuela Cavadas

Objetivos do Programa Semear:

  • Fortalecer e/ou estabelecer redes de colaboração e espaços de intercâmbio entre os atores do desenvolvimento rural do Semiárido nordestino brasileiro.
  • Favorecer o diálogo entre os diferentes atores rurais, buscando aproximar os conhecimentos científicos e os conhecimentos empíricos, valorizando o papel das populações locais e de seus saberes no desenvolvimento sustentável da região.
  •  Fortalecer a capacidade de produtores e de outros atores locais, para refletir sobre suas próprias experiências, sistematizá-las, aprender com a experiência de outros e adquirir conhecimentos com valor de uso para melhorar suas atividades e condições de vida.
  •  Contribuir para melhorar a disponibilidade e o intercâmbio de conhecimentos, inovações, boas práticas e lições aprendidas no campo do desenvolvimento rural.

Atividades de Gestão do Conhecimento desenvolvidas:

Sistematizações

Sistematização participativa de inovações e boas práticas, favorecendo os processos de aprendizagem e a apropriação das experiências por parte dos atores envolvidos, além da disseminação e da replicação dos conhecimentos sistematizados.

Estudos temáticos

Documentos sobre temáticas de interesse estratégico para a agenda do desenvolvimento no Nordeste Semiárido, contribuindo para a construção e o fortalecimento de políticas públicas para o enfrentamento da pobreza rural.

Oficinas e Seminários

Oficinas e seminários temáticos com a participação de agricultoras e agricultores, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa, instituições acadêmicas, organismos governamentais e internacionais, além de profissionais com experiência na execução de projetos de desenvolvimento rural no Nordeste do Brasil.

Intercâmbios

Espaços e metodologias para compartilhar experiências produtivas e/ou organizacionais concretas que possam ser replicadas em outros contextos com o protagonismo dos participantes.

Estágios

Estágios individuais, dirigidos à juventude rural,para fortalecimento de competências profissionais, produtivas e/ou gerenciais em âmbitos específicos, a partir da vivência em iniciativas de desenvolvimento rural.

Feiras de conhecimentos

Espaços de encontro entre produtores e outros agentes de desenvolvimento, orientados a fortalecer o intercâmbio de saberes, estimular a aprendizagem de boas práticas, estabelecer contatos e dar visibilidade às experiências locais inovadoras.

Produção e disseminação de conteúdos temáticos

Conteúdos temáticos produzidos diretamente pelo Semear ou de forma colaborativa com sua rede de parceiros, disseminados em diferentes linguagens e formatos comunicacionais.