Português Espanhol Inglês
A+ / A-
Facebook Semear Twitter Semear Youtube Semear

Mulheres: Sementes da Resistência

Esta proposta, da Casa da Mulher do Nordeste, de Pernambuco, consiste no intercâmbio de conhecimentos com grupos de mulheres, tendo como foco organização, gestão, práticas de estocagem e resgate de sementes crioulas do Semiárido. Para isso, será realizada uma visita à experiência dos Bancos de Sementes da Paixão, desenvolvida pelo Polo Sindical da Borborema, na Paraíba. A ação será desenvolvida em três momentos: mobilização e oficinas, viagem de intercâmbio e devolutiva durante Encontro de Mulheres do Pajeú.

A experiência que será visitada é composta de pequenas comunidades rurais de até 300 agricultoras e agricultores, na Paraíba, que têm melhorado sua  qualidade de vida devido  às ‘Sementes da Paixão’, nome dado aos grãos resistentes de milho e feijão, por exemplo. O recorte a ser considerado nesta experiência será o da especificidade do trabalho com as mulheres que, historicamente, se destacam enquanto protagonistas no resgate, na multiplicação e na partilha das sementes crioulas.

Entre os objetivos desta iniciativa, está o de possibilitar a troca de conhecimentos  para fortalecer a organização das mulheres, ampliando sua capacidade de resistência e autonomia no processo de resgate da agrobiodiversidade. Outros objetivos são: fortalecer a capacidade organizativa e de gestão de bancos de sementes crioulas e visibilizar o papel das mulheres como guardiãs do patrimônio genético através da ampliação e da divulgação de conhecimentos por meio de peças de comunicação e rodas de diálogo.

Esta proposta é apoiada pelo Programa Semear por meio da segunda edição do Edital de Apoio a Propostas de Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste Brasil.

Foto: Casa da Mulher do Nordeste

Projeto encerrado. 

COMENTÁRIOS