[gtranslate]

P Projetos FIDA

Encontro de Jovens Rurais do Semiárido

|

O II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido Brasileiro aconteceu entre os dias 05 e 07 de abril de 2019, em Picos, interior do Piauí, com uma série de debates abordando temas como questões de Gênero, Agroecologia, Ecogastronomia, Identidade Cultural, e vários outros assuntos de interesse da juventude de comunidades rurais da região semiárida do Brasil. Ao todo foram 123 oficinas realizadas, três plenárias e uma palestra ministrada pelo teólogo e escritor Leonardo Boff. Nos três dias de evento, os 500 participantes se revesaram em momentos de muito aprendizado e interação.

O objetivo do evento foi colocar em evidência as pautas das juventudes, o protagonismo da sucessão rural por meio da troca de saberes e experiências, fazendo assim um intercâmbio entre as instituições e pessoas que já desenvolvem um trabalho de convivência com o semiárido e estão aptas a promover um grande debate. As oficinas discutiram a identidade cultural envolvendo os povos e comunidades tradicionais, o Semiárido Brasileiro relacionado à conservação e convivência com o meio ambiente, na perspectiva agroecológica e a educomunicação para as juventudes do semiárido. Já as plenárias promoveram rodas de diálogo sobre o Plano Nacional de Juventude e sucessão rural, comentando os novos rumos da política pública e juventudes no campo; a quebra de paradigmas,  juventude, relações de gênero e diversidade sexual e a economia solidária e o desenvolvimento sustentável como alternativas de trabalho para as juventudes rurais.

Grande parte das oficineiras e dos oficineiros foi do estado do Piauí, como Arnaldo de Lima, (Naldinho), uma liderança da comunidade quilombola,  beneficiária do PVSA; Custaneira em Paquetá e Marcília Rodrigues de Sousa, (Chitara), quilombola da comunidade Saco do Curtume, de São João do Piauí, também atendida pelo Projeto Viva o Semiárido, e que representou o Piauí no intercâmbio de Moçambique no ano passado.







Vídeos