[gtranslate]

VVídeos

Webinários para estudos COVID-19 :: facilitação gráfica

Logo no início desse ano, o Programa Semear Internacional começou a preparar dois estudos estratégicos, focados nos problemas e consequências da pandemia em articulação com as mulheres rurais e os sistemas agroalimentares do semiárido. O primeiro deles foi batizado de Impactos da COVID-19 na vida das mulheres rurais, enquanto o segundo recebeu o título de Impactos da COVID-19 nos sistemas agroalimentares do semiárido nordestino. Ambos os estudos têm o objetivo de propor possíveis soluções que inspirem e apoiem os governos locais a gerenciar a crise da agricultura familiar e impedir que seu prolongamento leve a uma crise alimentar generalizada.

O Semear Internacional construiu as propostas de pesquisas abordando duas categorias de análise: a recuperação do sistema de agricultura familiar e comunidades rurais pós-pandemia da COVID-19 (Categoria 1) e como os Sistemas Agroalimentares estão sendo afetados pela COVID-19 (Categoria 2). Na primeira categoria, o pressuposto foi de que o impacto da pandemia da COVID-19 afeta diretamente o sistema ambiental, econômico e social, estimando-se que, para uma boa recuperação deles, alternativas sustentáveis, inclusivas e resilientes precisarão ser colocadas em prática. Na segunda, presumiu-se que a pandemia afeta as atividades do sistema agroalimentar (produção, transformação, distribuição, comércio e consumo de alimentos) e afeta também seus resultados, principalmente em termos de segurança alimentar e nutricional e bem-estar social.

As primeiras fases dos estudos foram compostas de diagnósticos elaborados em conjunto com pessoas-chave dos seis projetos apoiados, no Brasil, pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA. Para isso, foram feitas uma revisão documental envolvendo materiais diretamente produzidos pelos projetos, entrevistas bilaterais e eventos virtuais, com o intuito, estes últimos, de ouvir três públicos-alvo principais: beneficiárias e beneficiários dos projetos; consultoras, técnicos e técnicas dos projetos; e gestoras e gestores públicos. Ao todo, foram realizados cinco webinários, com participação de 112 pessoas, conforme relação com a identificação do público mobilizado para cada evento online. Tal quórum teve a seguinte distribuição: 41 agricultores e agricultoras, 45 técnicos e técnicas e 26 gestores e gestoras.

Em paralelo às entrevistas e webinários, aconteceu também o serviço de facilitação gráfica, uma inovação que o Semear Internacional já havia testado em outras de suas atividades online, ao longo da pandemia. Por meio da facilitação gráfica, uma equipe de desenhistas e designers gráficos fazem as ilustrações que representam os pontos principais dos debates, em tempo real. Dessa forma, são registradas as ideias, questões e soluções apresentadas pelos participantes. Após a conclusão dos desenhos, a equipe ainda construiu uma animação computadorizada, com base nos próprios desenhos, que pode ser assistida nesse vídeo. Uma forma lúdica e divertida de acessar o resumo dos principais pontos discutidos e que serão incorporados aos estudos.

A facilitação gráfica despertou grande interesse de todos que participaram dos webinários, além de ofertar, para as equipes das pesquisas, informações úteis de análise. O volume considerável de dados primários e secundários permitirá alcançar os objetivos dos estudos de colaborar com a construção de estratégias para o fortalecimento dos sistemas agroalimentares e a garantia de uma segurança alimentar e nutricional em tempos de pandemia e de pós-pandemia. As próximas fases das pesquisas contemplarão as sistematizações das etapas anteriores e a realização de um novo webinário, mas, dessa vez, já para a apresentação dos resultados alcançados, que deve acontecer em meados do mês de julho, com as presenças das consultoras e pesquisadoras envolvidas nos estudos.