[gtranslate]

VVídeos

Vídeo – Metodologias de construção e disseminação de conhecimentos

O vídeo Metodologias de construção e disseminação de conhecimentos mostra experiências desenvolvidas na Paraíba e em Pernambuco, que utilizam diferentes processos para construir e disseminar conhecimentos. Com depoimentos de diferentes atores do desenvolvimento rural no Semiárido, destaca-se a importância de reconhecer a existência de variadas formas de conhecimento, valorizando os saberes de agricultoras e de agricultores, gerados por meio de suas práticas e aprendizagens.

O vídeo trata ainda das diferentes estratégias utilizadas para disseminar os conhecimentos e torná-los acessíveis a um conjunto maior de atores. A diversidade das experiências registradas contribui para uma abordagem mais ampla do tema: a experiência de Educação Ambiental em Escolas Rurais do Sertão do Pajeú, envolvendo estudantes e professores de sete municípios; os Jovens Guardiões do Riacho Queimado, em Parnamirim; o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido (NEPPAS), com a participação de professores, pesquisadores, agricultores familiares e artistas populares; e a rede agricultoras e agricultores experimentadores do Polo da Borborema, experiência articulada pelo Polo Sindical e das Organizações da Agricultura Familiar da Borborema.

A gravação foi realizada durante a 3ª Rota Estratégica de Aprendizagem do Programa Semear realizada no sertão da Paraíba e de Pernambuco. Veja mais sobre esta e outras ações no Portal Semear: www.portalsemear.org.br .

Confira nossas mídias sociais, curtindo, compartilhando, comentando, fazendo sugestões e críticas. Participe, enviando informações e sugerindo pautas para nossa equipe!

Faça-nos uma visita:
www.facebook.com/programasemear1
WWW.twitter.com/programasemear1