[gtranslate]

VVídeos

Um Programa de Gestão do Conhecimento do FIDA e do IICA no Brasil

Um programa de Gestão do Conhecimento está ajudando a transformar o semiárido brasileiro em terreno fértil de inovação social e produtiva. Financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o Programa Semear Internacional promove um frutuoso encontro entre tradições locais e avanço científico contextualizado.

Isso vem acontecendo porque o FIDA e o IICA perceberam a relevância de aplicar a Gestão do Conhecimento nos projetos que eles apoiam no Brasil. Fazer Gestão do Conhecimento significa pesquisar, identificar, sistematizar, aperfeiçoar, organizar e difundir os diversos saberes que nascem das experiências de camponesas e camponeses, incorporando esses saberes em produtos, serviços e metodologias que melhoram sua vida cotidiana e geram renda e autonomia.

A Gestão do Conhecimento permite compartilhar o que foi aprendido, criando espaços em que as informações podem ser facilmente encontradas por outras pessoas. Isso gera economia de tempo e recursos, porque fortalece a convivência com o semiárido e evita que outras pessoas precisem percorrer trajetos mais longos para chegar nos mesmos resultados.

Quando fazemos uma boa Gestão do Conhecimento, nos tornamos mais eficientes: boas práticas testadas e validadas podem ser replicadas em outros lugares, com baixos riscos e alta probabilidade de sucesso. A aprendizagem proporcionada pelas Lições Aprendidas de cada atividade circula em uma grande rede de comunidades, governos e organizações, impulsionando o desenvolvimento rural e o combate à fome e à pobreza.

Ao longo de 5 anos, o Semear Internacional conseguiu detectar, sistematizar e disseminar mais de 250 experiências e boas práticas, envolvendo diretamente mais de 5.500 agricultores, agricultoras, técnicos, técnicas, gestores e gestoras. A circulação e o fomento do conhecimento vivo acontecem por meio de capacitações, seminários, intercâmbios, fóruns e diversos produtos de comunicação, como livros, cartilhas, manuais e vídeos.

O Portal Semear, além de divulgar as últimas novidades, é o canal que faz com que todo esse material multimídia possa ser acessado. E a Comunicação não para por aí. Com o Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, muitos veículos tradicionais de imprensa têm dado ainda mais visibilidade às boas práticas rurais dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil. O concurso premia as melhores reportagens nas categorias Rádio, TV, Impresso e Internet, um processo inovador no semiárido, que promove uma difusão ampla do conhecimento e ainda conecta outras regiões do país.

Já o Sistema DataFida, uma plataforma de monitoramento e avaliação personalizada, passou a permitir uma gestão ágil, confiável e transparente dos projetos produtivos. No DataFida, é possível cadastrar e armazenar dados, gerenciar finanças e planos de investimentos, acompanhar rotinas administrativas e consolidar informações qualificadas e consistentes sobre os avanços dos programas e projetos vinculados ao FIDA. E não só no Brasil!

A Cooperação Sul-Sul, aliás, também é uma estratégia fundamental adotada pelo Semear Internacional. Nas diversas atividades internacionais, o conhecimento produzido no semiárido brasileiro é adaptado e aplicado em outros países da América Latina e da África. E vice-versa. Um exemplo disso é o programa Territórios de Aprendizagem, que nasceu na Colômbia e foi ajustado para a realidade brasileira. Seu objetivo é possibilitar que os membros das comunidades sejam reconhecidos no mercado local como fornecedores remunerados de serviços de gestão do conhecimento e de assessoria técnica rural. Eles são preparados para oferecer cursos de capacitação contínuos a outros agricultores, com metodologias centradas na aplicabilidade prática.

São muitas as histórias de famílias que tiveram suas vidas transformadas pela Gestão do Conhecimento. São os casos de Francisca e Perpétua, duas jovens do sertão do Piauí que já participaram de múltiplas formações do Semear Internacional. Hoje em dia, uma (Francisca) é Secretária de Agricultura de Betânia do Piauí, enquanto a outra (Perpétua) passou a ser empreendedora e instrutora em Ecogastronomia, replicando os aprendizados adquiridos.

Tudo isso contribui para que o legado do conhecimento atravesse gerações, semeando perspectivas, dignidade e esperança nas regiões do globo em que faltam oportunidades, mas sobra potencial.

Fazê-lo frutificar é nossa razão de ser. Isso é Semear Internacional.