[gtranslate]

VVídeos

Prêmio Semear Internacional de Jornalismo 2020/2021 – Processo e Depoimentos dos Ganhadores

O Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, edição 2020/2021, foi realizado pelo Programa Semear Internacional, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, o FIDA, e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, o IICA.

O concurso foi direcionado aos profissionais de imprensa de todo o Brasil e contou com quatro categorias: Impresso, Internet, Rádio e Televisão. Além dos certificados, os primeiros colocados em cada categoria receberam, cada um, o prêmio de doze mil e quinhentos reais, enquanto os segundos lugares foram contemplados com cinco mil reais cada (havendo divisão do prêmio nos casos de empates).

Este vídeo de fechamento do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo traz os depoimentos dos onze ganhadores da edição 2020/2021 do Prêmio, sendo quatro primeiros colocados e sete segundos lugares, uma vez que houve empates nas segundas colocações de três categorias. Ao longo dos depoimentos, é possível contemplar algumas imagens de making-off, dos bastidores das reportagens vencedoras, além de flashes das próprias reportagens.

E para acessar integralmente o conteúdo de todas as reportagens e matérias jornalísticas campeãs, é só entrar no perfil de Instagram do Programa Semear Internacional, o @semearinternacional, e clicar no primeiro ícone dos Destaques, chamado “Prêmio”.

Todos os trabalhos jornalísticos inscritos (ganhadores e não ganhadores) abordaram temas como: comercialização de produtos da agricultura familiar, técnicas de beneficiamento, protagonismo de jovens rurais, empoderamento feminino no campo, geração alternativa de energia, combate à fome e à pobreza, resiliência climática, artesanato típico do semiárido, pandemia de COVID-19 e tantos outros. Isso sem contar com as reportagens que trataram de assuntos relacionados a quilombolas, indígenas e comunidades tradicionais de regiões atendidas pelo IICA e pelo FIDA no Brasil.

O objetivo do Prêmio foi o de estimular a divulgação, nos mais diversos veículos de comunicação, das boas práticas rurais dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil. Dessa forma, essas boas práticas puderam servir de inspiração para outros produtores e produtoras rurais e puderam ser replicadas tanto no semiárido brasileiro quanto em outras regiões.

Dar visibilidade a esses saberes tão importantes, para que eles pudessem ser reutilizados, faz parte da criação de um processo de geração de conhecimento voltado para o desenvolvimento rural. Por isso a importância da Comunicação e da Gestão do Conhecimento na atuação do FIDA.

Confira também aqui a lista dos 11 vencedores do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo 2020/2021, com os respectivos títulos das reportagens e os meios de comunicação nos quais elas foram veiculadas:

1º lugar – Categoria Impresso
Jornal Correio (BA)
Reportagem: O sertão é feminino
Fernanda Santana

2º lugar – Categoria Impresso
Jornal A União (PB)
Reportagem: Energia solar impulsiona cooperativas no semiárido
Márcia Dementshuk

1º lugar – Categoria Internet
Portal Instituto Mulheres Jornalistas (BR)
Reportagem: O combate à fome nas regiões semiáridas
Letícia Fagundes

2º lugar – Categoria Internet
Site Eco Nordeste (CE)
Reportagem: Agricultores familiares são estimulados
Maristela Crispim

2º lugar – Categoria Internet
Site Tribuna Hoje (AL)
Reportagem: Agricultores de Alagoas ganham autonomia
Ana Paula Omena

1º lugar – Categoria Rádio
Rádio Tabajara (PB)
Reportagem: Flor de Mandacaru
Iago Sarinho

2º lugar – Categoria Rádio
Rádio Quiterianópolis (CE)
Reportagem: Mulheres, identidade e comunidades tradicionais
Cícero Lacerda

2º lugar – Categoria Rádio
Rádio TCM 95 FM Mossoró (RN)
Reportagem: Renascença – A arte de tecer o semiárido
Tarcio Araújo

1º lugar – Categoria TV
TCM TV Mossoró (RN)
Reportagem: Renda Renascença – As tecelãs da esperança
Emanuela de Sousa

2º lugar – Categoria TV
TV Aratu (BA)
Reportagem: Guardiões de sementes – Em defesa de um patrimônio
Lícia Fontenele Argolo

2º lugar – Categoria TV
TV Fortaleza (CE)
Reportagem: Caminhos do novo sertão
Miguel Anderson Costa