[gtranslate]

VVídeos

Observadora Comunitária 6

A jovem Bianca Buriti, da Comunidade de Canoa de Dentro, do município de Pedra Lavrada, na Paraíba, estrela o sexto vídeo da série Observadores Comunitários, que tem o objetivo de apontar as principais dificuldades e soluções encontradas para elas durante o período da pandemia.

Bianca faz parte de uma comissão de juventude que compõe grupos de trabalhos de jovens na Articulação Nacional de Agroecologia e na Articulação do Semiárido Paraibano (@asaparaiba). Através desses espaços, eles trabalham com a agricultura familiar de base agroecológica e conseguem se inserir em ambientes culturais, religiosos e comunicacionais.

Com o início da pandemia, tanto o trabalho rural quanto a inserção nessas redes, que muito contribuía para a comercialização, foram muito prejudicados. Como forma de enfrentar tal obstáculo, eles buscaram ofertar seus produtos de forma delivery, fazendo entregas em domicílio.

E como na zona rural há uma falta de democratização do acesso à Internet, houve também o desafio de conseguir continuar estudando por meio das plataformas online. Para esse desafio, a solução foi se reunir nas casas dos jovens que tinham disponibilidade de Internet, formando grupos de estudo.

A série Observadores Comunitários é uma parceria do Programa Semear Internacional com a Corporação Procasur, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e a Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial.