[gtranslate]

VVídeos

Observadora Comunitária 12

Chegamos ao último vídeo da série Observadores Comunitários, em parceria com a Corporação Procasur. E a mensagem principal trazida pela jovem Graciela Santos, do Município de Monte Negro, no Rio Grande do Sul, não poderia ser melhor: a pandemia ainda não terminou e o mais importante é continuarmos a manter a nossa imunidade em taxas elevadas, garantindo a nossa saúde.

Graciela, que é líder comunitária do Projeto Semeando o Futuro, conta que ajuda a desenvolver ações sociais, como a construção de espaços de convívio, a realização de cursos e a instalação de lixeiras seletivas para coleta de lixo reciclável, que contribuem para a geração de renda. Já em relação à produção agrícola, a comunidade trabalha com as plantas alimentícias não convencionais (PANCs), além de fazer parte do roteiro turístico da região.

Com a chegada da pandemia e a interrupção da maior parte das atividades, o projeto adotou duas novas ações: a distribuição de cestas básicas para as famílias rurais mais carentes e a maior dedicação à observação e ao uso das PANCs, reforçando a alimentação saudável e diminuindo a necessidade de idas ao supermercado.

Eles descobriram, por exemplo, que podiam usar a batata doce de forma muito mais ampla, aproveitando também seus talos e folhas, que não só são comestíveis como têm muito mais vitamina B2, responsável por transportar as vitaminas B6 e B9 no nosso organismo. Com isso, passaram a compartilhar esse e outros conhecimentos com outras comunidades, assegurando que mais pessoas poderão se manter imunes por mais tempo.