[gtranslate]

VVídeos

Observadora Comunitária 11

Mais uma Observadora Comunitária para a nossa série em parceria com a Corporação Procasur (@procasur), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (@contag) e a Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial. Quem dá o recado dessa vez é Regina Pereira da Costa, de Joara, no Mato Grosso.

Ela é filha de agricultores e trabalha no Sítio São Francisco, com a olericultura, que é a cultura de legumes. Após a chegada da pandemia, as vendas caíram muito. Até a feira semanal foi fechada. Foi aí que os feirantes se juntaram com a ideia de reabrir a feira de maneira diferente.

Todos contribuíram para comprar material para fazer o cercamento físico da feira. Dessa forma, foi possível controlar a entrada e saída de pessoas, garantindo o distanciamento social. A feira, então, voltou a funcionar aos domingos, com todos os cuidados necessários.

Outra ideia adotada foi o delivery de produtos da agricultura familiar. Regina diz que a entrega feita diretamente nas casas dos consumidores ajudou na renda mensal. E, assim, ela passa sua mensagem de resiliência e de consciência do seu papel para a segurança alimentar.