[gtranslate]

VVídeos

Intercâmbio de Experiências em Gestão do Conhecimento (facilitação gráfica)

Este vídeo é resultado do trabalho de facilitação gráfica realizado durante o Intercâmbio de Experiências em Gestão do Conhecimento, organizado pelo Programa Semear Internacional, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), nos dias 13 e 15 de outubro de 2021.

O intercâmbio teve a finalidade de apresentar as estratégias e práticas de Gestão do Conhecimento voltadas para o desenvolvimento rural, com base na experiência consolidada do Programa Semear Internacional em apoio aos projetos financiados pelo FIDA no Brasil e em outros países parceiros. Dessa forma, foram realizados debates sobre esses aprendizados, reforçando a relevância dos investimentos em Gestão do Conhecimento como forma de aprimoramento das operações dos projetos e programas do FIDA, uma vez que a Gestão do Conhecimento incentiva a inovação, a escalabilidade e a sustentabilidade das ações.

Entre as atividades da programação, ao longo dos dois dias, houve a apresentação das principais Boas Práticas em Gestão do Conhecimento do Programa Semear Internacional, que foram explanadas por Fabiana Viterbo (Coordenadora Geral), Adalto Rafael (Gerente de M&A), Gabriel Monteiro (Assessor de Comunicação), Ruth Pucheta (Gerente de Cooperação Sul-Sul) e Aline Martins (Gerente de Gestão do Conhecimento).

Segundo a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, a Gestão do Conhecimento é um recurso estratégico que serve para melhorar os processos de produção do conhecimento, garantir a disponibilidade de conhecimentos relevantes e críticos, e contribuir para agregar valor às organizações e às vidas cotidianas das pessoas. Trata-se de um conjunto de práticas aplicadas de forma transversal a diversas disciplinas, sobretudo gestão estratégica, teoria das organizações, sistema de informação, gestão da tecnologia, e também a áreas mais tradicionais como economia, sociologia, psicologia e marketing. Parte-se do princípio de que saber muito, por si só, não significa melhor nível de competitividade. O conhecimento necessita de gestão, processo de armazenagem, zelo na guarda de suas informações, gerenciamento e canais para a sua disseminação.

A Gestão do Conhecimento abrange o capital intelectual, o capital humano, a capacidade de pesquisar e inovar e a inteligência organizacional, preocupando-se com a geração e a partilha do conhecimento, e das ferramentas a serem utilizadas na comunicação e organização de determinado conteúdo. Ela amplia a vantagem das organizações, reduz custos com P&D (Planejamento e Desenvolvimento), promove a geração de novos modelos de negócio, garante um melhor aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual da organização, dá suporte às tomadas de decisão e às melhorias na produção e na prestação de serviços. Em suma, é uma modalidade de gestão que facilita o controle e o acesso às informações relevantes num processo de trabalho e a administração de seus meios.