[gtranslate]

VVídeos

Caderneta Agroecológica – resultado semestral

O vídeo apresenta os principais resultados do uso da metodologia da Caderneta Agroecológica nos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, com o suporte do Programa Semear Internacional. Por meio da animação, é possível ter uma amostra da densa contribuição econômica das agricultoras para a renda familiar, jogando luz naquilo que estava à sombra e contribuindo para o empoderamento feminino e a equidade de gênero.

Os dados correspondem ao período de agosto de 2019 a fevereiro de 2020, quando 879 mulheres rurais do semiárido utilizaram a ferramenta. Entre as informações de destaque está a que aponta que as agricultoras produziram R$ 1,4 milhão durante o período analisado, sendo 41% desse total correspondente a relações socioeconômicas não monetárias. O valor médio mensal gerado por cada mulher rural é de R$350,00.

Outro dado notável é o que trata da diversidade de produtos cultivados: foram registrados 1.228 itens agroecológicos, de origem vegetal e animal, que são capazes de garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias rurais. Esses e outros conjuntos de dados mostram que as agricultoras protagonizam intensos processos econômicos, que são desconsiderados pela economia clássica.

Para saber mais, acesse o livro “Cadernetas Agroecológicas e as Mulheres do Semiárido – de Mãos Dadas Fortalecendo a Agroecologia”, cuja versão eBook está disponível aqui mesmo no nosso portal, para download gratuito, no seguinte link:

Livro_Cadernetas Agroecológicas e as Mulheres do Semiárido