[gtranslate]

B Banco de Saberes

Sistemas irrigados agroecológicos no Semiárido: o caso de Sombras Grandes e Milagres
Área temática: Inovações produtivas e tecnológicas; Negócios rurais;

Público-alvo: Adultos;


As comunidades de Sombras Grandes e Milagres estão localizadas na microrregião na Chapada do Apodi, no Rio Grande do Norte. Pela dificuldade de acesso, durante muito tempo, os moradores enfrentaram diferentes tipos de adversidades. No ano de 2005, com a fundação da Associação dos Agricultores Familiares de Sombras Grandes e Milagres, a história começou a mudar. Com o maior convívio entre as famílias, foi possível implementar projetos produtivos e fortalecer a comunidade.

O projeto de irrigação começou em 2009, com o apoio do Projeto Dom Helder Camara e da Petrobras. Mais do que a organização da produção, a experiência dos Sistemas Irrigados Agroecológicos conjugou a busca da sustentabilidade econômica, a segurança alimentar e a conservação dos recursos naturais. Entre as conquistas da experiência, destaca-se a constituição de grupos de galinha caipira, mel, hortas e pomares, banco de proteínas e manejo da Caatinga para criação de caprinos.

As famílias se organizaram para a gestão de implantação das cisternas de placas nas residências rurais, implantação da adutora para levar água para as casas, construção da sede da associação, de minhocário e de unidade de beneficiamento de hortaliças. A diversificação e gestão da produção possibilitaram o escoamento das mercadorias para comercialização em novas praças, como a Feira Agroecológica de Caraúbas (RN).