[gtranslate]

P Publicações

Livro

Semeando Saberes, Inspirando Soluções – Boas Práticas na Convivência com o Semiárido

A seguir, um valioso registro da diversidade de conhecimentos criados e experimentados por atores do desenvolvimento rural sustentável do Semiárido, com destaque para agricultoras e agricultores familiares.

São 19 experiências sistematizadas que mostram o que tem sido feito em diferentes regiões do sertão nordestino quando o assunto é manejo de água, organização comunitária, produção e comercialização. A proposta é dar escala a essas iniciativas para que possam inspirar melhorias na qualidade de vida de populações rurais.

As experiências foram identificadas por organizações parceiras do Programa Semear, com foco em boas práticas, potencialidades e construção de um saber que transforma. É importante ressaltar a atuação dessas organizações no apoio à implementação das iniciativas apresentadas.

O Programa

Implementado em parceria pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID, o Programa Semear tem investido na articulação e no fortalecimento de redes de colaboração com diferentes atores, tendo apoiado mais de 30 projetos e propostas de gestão do conhecimento em oito estados do Nordeste.

Por meio dessas redes, foi possível conhecer diferentes iniciativas implementadas por agricultores experimentadores e outros atores locais para melhor conviver com o Semiárido. Conheça algumas delas! Acesse a publicação abaixo: