[gtranslate]

P Publicações

Livro

Resultados dos programas de Gestão do Conhecimento do FIDA no Brasil

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), uma agência da ONU, atua no Semiárido brasileiro financiando seis projetos, todos com ações para promover o desenvolvimento rural em bolsões de pobreza extrema localizados na região. Para apoiar a melhor execução destes projetos, o FIDA, por meio da doação de recursos financeiros, em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), financiou dois programas de Gestão do Conhecimento.

O primeiro, de 2011 a 2017, foi o Programa Semear, e o segundo, em execução, teve início em 2017 e tem término previsto para 2021, denominado Programa Semear Internacional (PSI). O foco dos programas de Gestão do Conhecimento foi a identificação, sistematização e disseminação de experiências exitosas e melhores práticas associadas à convivência com o Semiárido do Nordeste, com o objetivo de capacitar gestores, técnicos, produtores e produtoras da agricultura familiar em atividades agrícolas e não agrícolas.

Além das capacitações e intercâmbios, os Programas viabilizaram a implantação de um complexo sistema de avaliação e monitoramento e o desenvolvimento de um eficaz processo de comunicação e divulgação, por meio de um portal eletrônico integrado com as Redes Sociais, permitindo o acesso a livros e outras publicações produzidos pelos Programas. Outra meta alcançada foi a ampliação do diálogo político entre autoridades, gestores, técnicos e representantes da sociedade para avaliação e discussão das políticas públicas de interesse da agricultura familiar nordestina.