[gtranslate]

P Publicações

Livro

Sistematização do Programa de Estágios de Saberes pelos Semiáridos da América Latina

O Programa de Estágios de Saberes pelos Semiáridos da América Latina propõe que jovens selecionados entre os países envolvidos possam ser acolhidos em outro país para vivenciar atividades e projetos exitosos em temas de seu interesse e em realidades similares as suas, para depois replicar os aprendizados em seu próprio país, território e comunidade.

A iniciativa visa contemplar as demandas dos jovens surgidas durante os intercâmbios, que ressaltam a importância do aprofundamento da aprendizagem entre os pares de outros países, com maior tempo e condições de assimilação das tecnologias empregadas em diferentes semiáridos, somada a riqueza das experiências de contato com a cultura de outro país, sua língua, natureza, formas de manejo, e trabalhos aplicados ao meio rural.

O programa faz parte dos “Intercâmbios de Saberes entre os Semiáridos da América Latina”, uma iniciativa de Gestão de Conhecimento de diversos parceiros da região, alavancada incialmente pelo Programa Semear Internacional, o FIDA, o IICA e a Plataforma Semiáridos, e que foi ganhando novos parceiros ao longo dos anos. Teve início em 2017 e executou em conjunto 04 grandes atividades internacionais até o momento, além de outras ações derivadas. Em novembro de 2018 realizou-se o Intercâmbio sobre Acesso aos Recursos Naturais e Mapeamento Participativo, em Salta, Argentina. Em 2019, duas capacitações técnicas em Mapeamento Participativo, sendo uma no Brasil e outra em El Salvador. Em junho do mesmo ano teve lugar também um grande Intercâmbio de Jovens, na Paraíba e Pernambuco, Brasil, sobre Juventudes e Agroecologia, em formato de Caravana.

O Programa de Estágios foi desenvolvido por uma Comissão Internacional de Jovens durante 2020 e 2021. No final de 2021, após processo seletivo, foram selecionados(as) 10 jovens do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, El Salvador e Nicarágua para viajar e realizar suas vivências entre março e setembro de 2022.