[gtranslate]

P Publicações

Livro

Pluriatividade: Alternativa de Conservação dos Recursos Naturais Em Minifúndios Do Semiárido

Analisar os fatores que influenciam agricultoras e agricultores a optarem pela prática da pluriatividade, mostrando como ela interfere no uso e na conservação dos recursos naturais das propriedades rurais. Essa é a proposta da publicação  Pluriatividade: alternativa de conservação dos recursos naturais em minifúndios do Semiárido, produzida no âmbito do estudo temático de mesmo nome, apoiado pelo Programa Semear (FIDA/IICA/AECID). Assinam a obra Valcilene Rodrigues da Silva, Diana Carolina Gómez Bautista e Aucilene Rodrigues da Silva.

A publicação está estruturada em três capítulos. O primeiro traz o contexto histórico no qual a pluriatividade está inserida e uma revisão da literatura sobre agricultura familiar e campesinato. Além disso, o texto trata da conservação dos recursos naturais diante da minifundização no Semiárido.

O segundo capitulo apresenta os aspectos físicos, históricos e socioeconômicos do município de Brejinho, Semiárido de Pernambuco, e das comunidades contempladas pelo estudo: Sítio Caldeirão, Sítio Lagoa dos Campos e Vila de Fátima. Para subsidar as informações do estudo, foram entrevistadas 30 famílias agricultoras pluriativas, dos três municípios.

No capítulo III estão explicitados os resultados da pesquisa empírica. Ele aborda, ainda, a diversificação da agricultura familiar e das fontes de renda, incluindo atividades agrícolas, não agrícolas e transferências de renda.

A ideia é que a publicação possa estimular a reflexão e o debate sobre o tema, além de fornecer subsídios para a elaboração de políticas ou estratégias socioeconômicas voltadas às famílias que trabalham em propriedades muito pequenas (minifúndios), sem condições de viver somente da agricultura.

Acesse: