[gtranslate]

P Publicações

Livro

Mudança do Clima e os Impactos na Agricultura Familiar no norte nordeste do Brasil

Um dos principais objetivos desta publicação é o de identificar as tendências no que diz respeito às mudanças na temperatura e na precipitação para as regiões Norte e Nordeste do Brasil – mais especificamente nos biomas Amazônia, Semiárido e Cerrado.

Para isso, as projeções globais disponíveis no Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) – AR5 foram apresentadas e comparadas com cenários regionais, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Avaliando possíveis cenários da mudança do clima e os impactos relacionados à agricultura familiar nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, percebeu-se, por exemplo, que os pequenos agricultores terão de se adaptar a um mundo de crescente variabilidade climática.

O estudo indica que com o planejamento prévio e técnicas inovadoras é possível reduzir as vulnerabilidades e construir a resiliência. A publicação avalia também as dificuldades que afetam os produtores familiares rurais dessas regiões, contemplando três dimensões do desenvolvimento sustentável: social, econômica e ambiental. Além disso, mostra alternativas à agricultura familiar aos impactos adversos da mudança do clima.

Esta publicação integra a Série de Estudos sobre a Pobreza Rural, fruto de uma parceria entre o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com apoio do Programa Semear.

A seguir, acesse as versões em português e inglês.