[gtranslate]

P Publicações

Livro

Mesa Farta no Semiárido – Receitas com Produtos da Agricultura Familiar

Contribuir para ampliar a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar, valorizando uma cultura alimentar contextualizada para a convivência com o Semiárido. Esse é o principal objetivo da publicação Mesa Farta no Semiárido – receitas com produtos da agricultura familiar, produzida pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – Coopercuc em parceria com o Programa Semear (FIDA/IICA/AECID) no âmbito do projeto Tecendo Elos – na comercialização da Agricultura Familiar do Sertão do São Francisco.

Com receitas e informações nutricionais sobre produtos oriundos do trabalho de agricultores familiares – alguns típicos da Caatinga, como o umbu e o maracujá do mato – a publicação pretende resgatar hábitos alimentares tradicionais e fortalecer arranjos produtivos de fruticultura, horticultura e criação de pequenos animais adaptados para o Semiárido.

A ideia é compartilhar saberes e práticas que podem ajudar grupos de agricultoras e agricultores familiares e empreendimentos econômicos solidários a ampliar e consolidar o acesso a mercados institucionais.

De acordo com a apresentação do texto, “a experiência da Coopercuc e o processo de comercialização da produção dos seus cooperados revelou, dentre outros, a necessidade de investir na formação dos profissionais que preparam alimentos da agricultura familiar adquiridos através das compras públicas; na produção e na disseminação de materiais de apoio para o fortalecimento do uso desses produtos na preparação da alimentação escolar e, por fim, na sensibilização de gestores públicos e outros atores estratégicos no contexto do Semiárido do Nordeste do Brasil”.

Sendo assim, a publicação busca contribuir para o diálogo com gestores públicos, cozinheiras, educadoras e educadores, agricultoras e agricultores familiares, destacando a importância da inserção dos produtos da agricultura familiar na alimentação escolar e no desenvolvimento sustentável do Semiárido.