[gtranslate]

P Publicações

Livro

Impactos da COVID-19 nos Sistemas Agroalimentares

O estudo Impactos da COVID-19 nos Sistemas Agroalimentares no semiárido do Nordeste do Brasil, realizado pelo Programa Semear Internacional, envolveu moradores de comunidades, equipes de Assistência Técnica Continuada e gestores públicos dos seis projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil.

Para realizar este diagnóstico sobre o cenário de segurança e soberania alimentar e nutricional (SSAN) no semiárido nordestino, partiu-se de uma compreensão mais ampla do conceito de SSAN, como algo que envolve não só a perspectiva nutricional, mas exige o olhar atento sobre a produção, comercialização, consumo, armazenamento, formas de evitar perdas e desperdícios e ações de democratização do acesso ao alimento. O intuito foi o de entender de que modo a pandemia desencadeou transformações nas diversas dimensões das vidas dos moradores dos territórios e comunidades rurais do semiárido nordestino.

Houve um esforço para dar destaque ao grau de inovação no campo das metodologias e tecnologias por parte das organizações de base comunitária e instituições de assessoria técnica em cada um dos eixos temáticos. Ao mesmo tempo, o diagnóstico foi construído a partir de um recorte temporal, a fim de observar as mudanças que ocorreram ao longo do processo de gestão de uma crise agroalimentar que foi agravada pela pandemia. O estudo serve como um esquema referencial na identificação dos contrastes e contradições que têm surgido desde março de 2020.