[gtranslate]

P Publicações

Livro

Impacto de Eventos Climáticos Extremos sobre Emprego e Renda no Semiárido Brasileiro

Considerando a importância da água, a ONU inseriu, na sua Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a disponibilidade de água potável, o seu uso susten­tável e o acesso a saneamento. Isso demonstra o comprometimento da organização e sua compreensão acerca da relevância do tema e seus impactos na saúde, educação, trabalho e renda. No Brasil, a escassez de água se mostra mais forte no Nordeste, região potencialmente mais vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas, principalmente o semiárido.

Assim, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) desenvolveu, a partir de uma cooperação com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma série de estudos que podem contribuir para a compreensão desse fenômeno e para o desenvolvimento de estratégias para sua superação. Este trabalho foi coordenado pela equipe do Programa Semear Internacional (PSI), uma doação do FIDA, executada pelo IICA.

O resultado apresentado neste livro tem como objetivo analisar o impacto de eventos climáticos extremos sobre emprego e renda no mercado de trabalho dos municípios da região Nor­deste e do semiárido. As conclusões mostram que a baixa pluviosidade e a seca estão associadas a uma realocação setorial do emprego em direção ao trabalho assalariado com carteira assinada, enquanto a parcela de empregos informais e por conta própria é reduzida. As equipes da UFBA e do PSI acreditam na importância do compartilhamento dessas informações com o objetivo de contribuir na busca de soluções e aprimoramento de políticas públicas no campo do enfrentamento da pobreza no semiárido brasileiro.