[gtranslate]

P Publicações

Livro

Gastroquinta: comida do quintal para a mesa

O livro “Gastroquinta: comida do quintal para a mesa”, produzido pelo Programa Semear Internacional, promove os princípios da agroecologia e da ecogastronomia ao estimular os debates sobre a importância dos quintais produtivos para a alimentação das famílias rurais, da comida afetiva elaborada com ingredientes do semiárido e dos hábitos fundamentais à segurança alimentar e nutricional. Além disso, a publicação apresenta 15 receitas inéditas e inovadoras, incluindo dois preparos que utilizam a palma, uma espécie de cacto rica em minerais: o Palmashake e o Suco Detox de Palma.

O surgimento do termo “Gastroquinta” aconteceu depois que um grupo de jovens percebeu que 90% dos insumos das receitas mais executadas estava vindo dos próprios quintais produtivos das mulheres do semiárido piauiense. A ideia era encontrar um conceito que pudesse representar essa criação de cardápios inovadores a partir dos alimentos nativos e produzidos dentro das comunidades.

Os jovens também observaram que esse tipo de gastronomia tem resgatado um antigo costume no meio rural: a troca de produtos entre os moradores. O que uma família não tem, a família vizinha possivelmente terá. No livro “Gastroquinta: comida do quintal para a mesa”, apenas um produto foi necessário comprar no mercado: o açúcar. Todos os demais estavam nos quintais das comunidades rurais.