[gtranslate]

P Publicações

Livro

Fartura Na Roça! – Alimentação Saudável

Com a proposta de valorizar e resgatar saberes tradicionais do Semiárido que podem contribuir para uma alimentação saudável, a cartilha Fartura na roça! – Alimentação Saudável apresenta uma série de receitas, doces e salgadas feitas à base de alimentos nativos da Caatinga, compartilhadas por mulheres sertanejas do Semiárido baiano. Biscoito de tapioca com licuri, cuscuz de massa de mandioca e bolo de aipim são algumas delas.

A publicação resultou do projeto Fartura na roça, pra deixar de comer pão!, realizado pela União das Associações de Várzea da Roça (UNAVAR) em parceria com o Programa Semear(FIDA/IICA/AECID), que teve o objetivo de contribuir para o fortalecimento da soberania alimentar por meio da troca e da sistematização de conhecimentos sobre produção e consumo de alimentos tradicionais.

O texto destaca saberes compartilhados durante a 1ª Feira de Conhecimento – uma das atividades do projeto – realizada para promover a troca de conhecimentos sobre produção de alimentos em roças e quintais agroflorestais e sementes crioulas. Participaram da iniciativa famílias que fazem parte de três associações comunitárias formadas por agricultores familiares membros da UNAVAR – duas delas quilombolas.