[gtranslate]

P Publicações

Livro

Diagnóstico do analfabetismo nos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil e seus impactos no desenvolvimento rural

O livro é fruto da pesquisa de mesmo nome, desenvolvida pelo Programa Semear Internacional, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA – e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA. A publicação serve como um guia – tanto para governos, ao propor políticas públicas voltadas à alfabetização, quanto para projetos de desenvolvimento rural e combate à pobreza, ao orientar diretrizes de atuação nesses sentidos.

O livro está dividido em três capítulos. No primeiro, apresentam-se os dados estatísticos do analfabetismo com foco nas desigualdades regionais, raciais e de gênero, e nos índices educacionais do semiárido. No segundo capítulo, é feita uma análise dos dados coletados a partir das entrevistas realizadas no estudo, explorando os obstáculos no meio rural, as causas da evasão escolar, as implicações do analfabetismo para o desenvolvimento rural e os impactos da pandemia na educação do campo. Por fim, no terceiro e último capítulo, são explicadas as recomendações de possíveis políticas apontadas para o enfrentamento do analfabetismo no campo.

A pesquisa que gerou o livro teve um duplo objetivo: o primeiro foi analisar a realidade do analfabetismo nos espaços do semiárido atendidos pelo FIDA, e o segundo foi oferecer possibilidades concretas de melhoria dessa realidade. Por isso, todas as pessoas interessadas, além de gestoras e gestores, estão convidadas a acessar as informações e usá-las para combater o analfabetismo.