[gtranslate]

P Publicações

Livro

Convivência Com o Semiárido Brasileiro – Reaplicando Saberes Através de Tecnologias Sociais

A publicação Convivência com o Semiárido Brasileiro – Reaplicando saberes através de tecnologias sociais, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) em parceria com o Programa Semear ((FIDA/IICA/AECID), traz sistematizações de boas práticas e conhecimentos gerados a partir da reaplicação de tecnologias sociais de convivência com o Semiárido, envolvendo 20 famílias de agricultores do município de Piranhas, sertão de Alagoas.

A iniciativa integra o Projeto Sistematização e Implementação de Tecnologias Sociais para a Convivência com o Semiárido, fruto da parceria entre o IABS e o Programa Semear, por meio do Edital de Apoio a Propostas de Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste do Brasil.

A proposta dessa publicação é, portanto, contribuir para incentivar novos processos de aprendizagem e de multiplicação de saberes sobre as experiências de implementação de diferentes tecnologias selecionadas pelas famílias beneficiárias.

As tecnologias foram agrupadas de acordo com quatro funções básicas: acesso à água de beber; acesso à água para produção; manejo de fontes de energia renovável; uso múltiplos. São elas: desvio automático, ecofogão, cisterna calçadão, canteiro econômico, barreiro trincheira, biodigestor, poço cacimbão, tanque de pedra, cisterna 16 mil litros, recuperação de nascentes, barragem subterrânea, plantação de palma.

Vale destacar que o processo de implementação de cada tecnologia levou em conta as especificidades locais e as necessidades das famílias contempladas. Para saber mais sobre a realidade de agricultores da região, a importância dessas tecnologias para a convivência com o Semiárido e sobre a reaplicação de cada uma delas, acesse abaixo a publicação.