[gtranslate]

P Publicações

Livro

Condição Fiscal do Setor Público no Brasil: uma análise com ênfase nos estados das regiões Norte/Nordeste e no financiamento para o desenvolvimento rural

A proposta deste estudo é avaliar a condição fiscal do setor público brasileiro, com foco na situação dos governos estaduais das regiões Norte e Nordeste e do financiamento internacional para o desenvolvimento rural.

Destaque para a apresentação de uma visão mais geral da condição fiscal do setor público a partir de indicadores fiscais consolidados de cada uma das três esferas de governo (central, estadual e municipal). A obra ressalta a condição fiscal dos governos estaduais com ênfase nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

O leitor encontrará também análises individualizadas dos indicadores de grau de endividamento e capacidade de pagamento, a evolução do crédito bancário e externo (inclusive o financiamento para o desenvolvimento rural), os fatores condicionantes do endividamento e a evolução das principais categorias de receitas e despesas.

O texto traz também uma síntese dos resultados e considerações sobre a condição fiscal do setor público, destacando as tendências e os cenários prospectivos.

Esta publicação integra a Série de Estudos sobre a Pobreza Rural, fruto de uma parceria entre o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com apoio do Programa Semear.

A seguir, acesse as versões em português e inglês.