EnglishPortugueseSpanish

P Publicações

Livro

Coleta e sistematização de resultados econômicos em nível familiar – Guia de nove passos recomendados

Com seis projetos em execução no Brasil, o FIDA detém diversas informações referentes aos impactos de suas ações, sua maioria relacionada à análise do público beneficiário e execução financeira das ações e planos de negócios. Um trabalho realizado pelas equipes de cada projeto.

Paralelo a este trabalho, o FIDA propôs uma mudança no tocante à coleta destes dados, mostrando a necessidade de foco específico nas informações econômico-financeiras das famílias e comunidades beneficiárias. Com o intuito de auxiliar os projetos nesta iniciativa e promover uma melhor sistematização e compreensão destes dados, o Programa Semear Internacional propôs promover o desenvolvimento de uma metodologia única para coleta e sistematização de dados econômicos, idealmente pautada num modelo lógico, de fácil comunicação e reprodução, o que pode garantir melhores resultados nos processos de coleta feitos por cada projeto.

Foi com esse interesse em mente que se organizou, nos dias 24 e 25 de janeiro de 2019, a “Oficina para Apresentação de Metodologias de Coleta e Sistematização de Resultados Econômicos dos Projetos FIDA no Brasil”, que contou a presença de membros de diversas organizações, além das áreas de Monitoramento & Avaliação dos projetos FIDA no Brasil. Nesta oportunidade, foi apresentado um exercício de coleta e sistematização de resultados parciais, realizado pelo consultor Leandro Bullor. Reunimos as principais informações desta apresentação e elaboramos este manual, visando facilitar a aplicação deste exercício na realidade dos projetos FIDA no Brasil, mas também visando a replicação do conhecimento acerca de sistemas de monitoramento e avaliação dentro de um espectro mais amplo.

Para baixar a publicação, clique no link abaixo