[gtranslate]

P Publicações

Livro

Boas Práticas de enfrentamento às mudanças climáticas com foco na Cooperação Sul-Sul

A crescente conversão de ambientes naturais em áreas ocupadas pelas atividades humanas é uma realidade mundial. Ao longo do tempo, isto tem desencadeado poluição, fragmentação de habitats e perda de espécies numa escala jamais vista. Como resultado, a degradação ambiental tornou-se um dos principais problemas a serem enfrentados no cotidiano das pessoas e das organizações.

Ciente desses desafios, o Programa Semear Internacional envidou esforços para identificar e sistematizar boas práticas na temática de resiliência e enfrentamento às mudanças climáticas entre projetos financiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola — FIDA. Para contextualizar as experiências que foram base deste estudo, é fundamental destacar os avanços e as mudanças na realidade dos agricultores familiares, atividades que estão presentes nos mais de 900 municípios onde o FIDA atua na região semiárida brasileira e de outros países do eixo Sul-Sul.

Os objetivos desta sistematização envolvem aproveitar tais oportunidades com as experiências, visando ao desenvolvimento dos territórios rurais americanos, focos de progresso, espaços geradores de riqueza e fontes de recursos naturais, conhecimentos ancestrais e emprego digno para agirem junto às dimensões da resiliência e adaptação a mudanças do clima, da prosperidade sustentável que a agricultura pode oferecer aos territórios rurais e do combate às causas da pobreza e da exclusão social, de gênero, da juventude, povos originários e quilombolas.