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Territórios de Aprendizagem realizam intercâmbios

28/10/2021

Como parte da etapa final de implementação do Programa de Territórios de Aprendizagem no Brasil, desenvolvido pelo Semear Internacional e pela Corporação Procasur, foram realizados, entre os dias 13 e 23 de outubro, três intercâmbios de boas práticas entre os Territórios de Aprendizagem dos estados da Bahia, da Paraíba e do Piauí.

Os intercâmbios-piloto envolveram uma série de atividades, como as visitas a propriedades de produtores rurais e criadores de ovinos e caprinos, produção de iodo caseiro, apresentação de centro de reprodução e genética, visita a unidade de processamento de ovos e passeios a lojas de produtos da agricultura familiar. Isso sem contar com a demonstração de um aplicativo desenvolvido pela COOVITA que faz o acompanhamento da criação e controle do rebanho.

Além das atividades, foram realizadas trocas de experiências sobre temas diversos, como, por exemplo, manejo de animais, produção de ração, sal agroecológico, banco de forragem e criação de galinha de postura. Os três intercâmbios contaram com serviço de receptivo, serviço logístico geral e serviço de transfer, todos organizados pelas próprias equipes dos Territórios de Aprendizagem.


Sobre Territórios de Aprendizagem no Brasil

Territórios de Aprendizagem no Brasil é uma proposta de escalonamento de inovações a partir da Gestão do Conhecimento de produtores, famílias, comunidades e associações rurais e, ainda, uma estratégia de saída dos projetos apoiados pelo FIDA. Através desta metodologia, investe-se em potencializar e organizar pedagogicamente os saberes dos talentos locais de cada território, construindo propostas de capacitação e formação in loco e com soluções úteis para outros operadores de inversão pública e privada em desenvolvimento rural, possibilitando que os talentos locais gerem ingressos extras a partir da venda de serviços de conhecimento.

Trata-se de uma forma inovadora de gestão do conhecimento local. O programa prepara as comunidades para oferecerem formação e capacitação contínua aos seus produtores/agricultores, dirigida por eles mesmos, com metodologias de aprendizagem entre pares, centradas na transmissão de conhecimento, no intercâmbio de experiências e a na aprendizagem teórica e prática com ênfase em sua aplicabilidade prática. Um dos principais objetivos do Programa de Territórios de Aprendizagem é que os membros das comunidades sejam reconhecidos no mercado dos serviços técnicos rurais como fornecedores remunerados de serviços de Gestão do Conhecimento e Assessoria e Assistência Técnica Rural.

O Programa de Territórios de Aprendizagem é cofinanciado pelo Programa Semear Internacional e pela PROCASUR. O Programa Semear Internacional investiu, aproximadamente, USD 78.000 (R$ 400.000) oriundos do FIDA, enquanto a PROCASUR fez um aporte de, aproximadamente, USD 38.000 (R$ 200.000). Há, ainda, os recursos indiretos investidos pelos projetos Pró-Semiárido, Viva o Semiárido, PROCASE e Dom Helder Câmara II, além das Organizações de ATER, Associações e Cooperativas parceiras.

Histórico da implementação no Brasil

Após um intercâmbio realizado na Colômbia em 2019, no qual técnicos/as e lideranças rurais dos projetos FIDA do Brasil conheceram Territórios de Aprendizagem em andamento no país, foram preparados 3 Planos de Inovação (projetos) vinculados aos projetos PROCASE (PB), PVSA (PI) e PSA (BA), que foram avaliados e testados pelo Programa Semear Internacional e pela Procasur, para implementação de Territórios no Brasil.

A partir de um trabalho de campo em janeiro de 2020, identificou-se que o conjunto de organizações presentes nos territórios selecionados, a articulação de associações de produtores e os potenciais negócios, como as possíveis ações de gestão de conhecimento que podem ser desenvolvidas, permitiria implementar os territórios com a liderança de um grupo de jovens a serem escolhidos pelas associações de produtores que manifestaram interesse em fazer parte da estratégia.

Como continuidade do processo, e atendendo às demandas criadas pela situação de pandemia mundial iniciou-se um processo de formação e assessoria do grupo de jovens selecionado pelos Projetos e pelas Associações parceiras, adaptando as atividades planejadas para o formato remoto, através de reuniões e capacitações online. Durante o processo formativo, o Semear Internacional e a Procasur identificaram a possibilidade de unir o Projeto Dom Helder Câmara II ao processo, considerando as potencialidade e viabilidades do territórios do Agreste Pernambucano. Uma nova articulação foi sendo tecida com as organizações e jovens da localidade, e o estado de Pernambuco se somou ao processo formativo, com o apoio e financiamento do PDHC II através do Programa Monitora incluindo mais 3 jovens gerentes e totalizando quatro Territórios de Aprendizagem no Brasil.

Desde então, jovens gestores e gestoras de cada estado, já identificados e mobilizados, somam um total de 16 jovens gerentes engajados com as atividades do TA Brasil com o perfil de 56% mulheres, 100% jovens e 18% comunidades tradicionais. O processo de formação dos jovens vem sendo desenvolvido desde 2020, com encontros periódicos e semanais, que abordam temáticas fundamentais para criação das empresas de conhecimento em cada território. Foram realizados até outubro de 2021 pelo menos 80 encontros online com os jovens gerentes, aprofundando em atividades e temáticas como: Identidade, Território, Comunicação, Ativos territoriais, produtos, mercado, etc.

O projeto elaborado para implementar a estratégia dos territórios de aprendizagem foi estruturado em oito etapas que deveriam ser executadas no ano de 2020.  Mas, devido às limitações impostas pela pandemia de COVID-19, houve necessidade de redefinir algumas ações, conforme é detalhado na linha do tempo disponível nesse link: https://padlet.com/Procasur/LinhadotempoTABrasil. As atividades presenciais realizaram-se de maneira remota. As etapas 1 a 5 foram realizadas de janeiro a dezembro de 2020, ficando as restantes para 2021.

  • Etapa 1: Identificação de um Potencial Território de Aprendizagem
  • Etapa 2: Identificação dos jovens gerentes dos TA
  • Etapa 3: Formação – A estratégia dos Territórios de Aprendizagem
  • Etapa 4: Formação – Identificação e criação de Cardápio de Talentos Locais.
  • Etapa 5: Formação – O território de Aprendizagem como uma empresa de conhecimento
  • Etapa 6: Formação – Elaboração de Planos de Comunicação
  • Etapa 7: Formação – Gerenciamento de empresas de conhecimento
  • Etapa 8: Realização de Intercâmbios-piloto