EnglishPortugueseSpanish

N Notícias

Técnicos e beneficiários de projetos FIDA no Brasil visitarão experiências rurais na Colômbia

Técnicos, gestores e beneficiários de projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, participarão, entre os dias 04 a 10 de agosto, de um intercâmbio na Colômbia, onde serão visitadas experiências bem sucedidas de negócios rurais que comercializam diversos tipos de produtos. Intitulado “Territórios de Aprendizagem na Colômbia – Troca de Experiências em Negócios Rurais”, reunirá cerca de 20 brasileiros que estão sendo levados àquele país a partir de uma ação de Cooperação Sul-Sul desenvolvida pelo Semear Internacional, que é um programa do FIDA no Brasil.

O Intercâmbio é uma realização do FIDA, através do Semear Internacional, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Corporação Procasur. Do Brasil estão participando representantes dos projetos apoiados pelo FIDA na Bahia (Pró-Semiárido), Piauí (Viva o Semiárido), Paraíba (Procase), Ceará (Paulo Freire) e Sergipe (Dom Távora), projeto Dom Helder Camara e Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Governo Federal.

Na programação do intercâmbio estão previstas visitas de campo aos Territórios de Aprendizagem de Belén de Umbría e Nariño, tendo como focos a “Formação de gerentes de microempresas rurais”, no município de Belén de Umbría, estado de Risaralda, e “Associativismo e redes organizacionais para impulsionar a inclusão dos negócios rurais”, no estado de Nariño.

Serão encontros com empresários rurais de diversas associações nos quais serão realizados momentos de conversa sobre gestão e a comercialização praticada em cada uma de suas regiões nas áreas de cafeicultura, avicultura, piscicultura e cultivo de frutas como a amora e o lulo, um fruto típico da região que se assemelha a laranja e ao limão.

“Esperamos que os técnicos e beneficiários dos Projetos FIDA que participarão deste encontro voltem com suas capacidades e competências ampliadas na gestão de negócios rurais, de diferentes formatos e cadeias produtivas, e que possam incentivar a futura replicação dos conhecimentos aprendidos em suas realidades. Para isso, na metodologia do intercâmbio serão elaborados Perfis de Inovação, propostas que auxiliam na projeção dessa replicação de aprendizados”, explicou a gerente de Cooperação Sul-Sul do Semear Internacional, Ruth Pucheta.

A intenção do evento é promover uma análise e discussão sobre as oportunidades de adaptação e escalonamento destas práticas visitadas na Colômbia e que possam ser replicadas no Brasil, no âmbito dos projetos apoiados pelo FIDA. A metodologia das visitas é uma idealização da Corporação PROCASUR, que permite que as experiências sejam debatidas pelos próprios atores territoriais e seus convidados, gerando uma grande rede de informação.

Os “Territórios de Aprendizagem”

Territórios de Aprendizagem é um programa que incentiva o desenvolvimento sustentável de capacidades locais para promover o escalonamento de inovações a partir da gestão do conhecimento de produtores, famílias, comunidades e associações rurais. Os Territórios são apoiados pela Corporação PROCASUR, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a Fundação FORD.

A partir da identificação de territórios rurais densos em ativos de conhecimento, o programa investe em potencializar e organizar pedagogicamente as lições apreendidas pelos próprios talentos locais, construindo propostas de capacitação e formação in loco e com soluções úteis para outros operadores de inversão pública e privada em desenvolvimento rural.