[gtranslate]

N Notícias

Técnicos e e beneficiários de projetos do FIDA no Brasil visitam Ceasa de Pernambuco e centros de distribuição de grandes redes varejistas em Recife

Em dois dias de visitas externas, os técnicos e beneficiários dos projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que participam do “Intercâmbio de Estratégias em Acesso a Mercados”, conheceram a sede da Ceasa de Pernambuco e os centros de distribuição das empresas Walmart e Pão de Açúcar, em Recife-PE. Eles conferiram como funciona toda a logística de recebimento e distribuição de produtos como frutas e verduras comercializadas para várias partes do país. O intercâmbio é uma realização do FIDA e IICA, através do programa Semear Internacional, em parceria com o Banco Mundial. E segue agora sua programação com oficinas internas na área de comercialização de produtos da agricultura familiar.

Na terça-feira (21), a comitiva se dirigiu a sede da Ceasa, em Recife, e visitou galpões de grandes empresas que comercializam diversos tipos de produtos. Eles conheceram ainda o galpão utilizado apenas para comercializar produtos provenientes da agricultura familiar, considerado o maior do Norte-Nordeste. Além de questões ligadas à logística, os participantes ouviram de vendedores e compradores como são armazenados, selecionados e comercializados os produtos todos os dias no local.

“Fiquei impressionada com este enorme galpão por se tratar de uma realidade mais próxima nossa lá no projeto: vendo agricultores familiares comercializando seus produtos. E foi muito bom ver como as coisas aqui acontecem pra que a gente possa levar esses modelos para a nossa região e auxiliar ainda mais os agricultores e agricultoras lá na Paraíba a desenvolver cada vez mais as suas atividades”, disse a consultora do projeto Procase, atendido pelo FIDA na Paraíba, Kylma Cristina. A terça-feira foi finalizada com uma oficina na sede da Ceasa sobre as melhores formas de comercialização e valorização dos produtos.

Na quarta-feira (22), a comitiva seguiu para as visitas aos centros de distribuição de grandes varejistas presentes em varias partes do mundo: os grupos Walmart e Pão de Açúcar. Os participantes tiveram noções de logística,  oferta e demanda de produtos tanto da agricultura familiar como de produções feitas em larga escala. Eles visitaram ainda os locais onde são armazenados os alimentos que seguem para as filiais das empresas, e puderam conhecer como são selecionados com um minucioso controle de qualidade.

Entre uma visita e outra, palestras foram ministradas pelos profissionais da empresa sobre as técnicas de manuseio dos produtos e conversaram sobre as melhores maneiras de vender os alimentos, seja em grandes quantidades, ou não. “Eu acabei descobrindo que o problema hoje não é o mercado, é produtor! Saio deste intercâmbio com a lição de que nós, agricultores familiares, temos que nos unir mais para que possamos impulsionar a comercialização! O segredo está na união, no associativismo e cooperativismo, e é isso que vamos levar como lição pra nossa região”, disse o beneficiário do projeto Viva o Semiárido, apoiado pelo FIDA no Piauí, Mirionaldo Rodrigues.

A coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo, avalia como bastante positivo os dois de visitas externas e oficinas realizadas nestas empresas! Segundo ela, foram informações importantes para que a comercialização dos produtos provenientes da agricultura familiar se desenvolva ainda mais. “Foi muito esclarecedor o que vimos nestes dois dias de visitas! Escutar produtores familiares dizerem que a cabeça deles mudou após estes dias é muito gratificante. É realmente a grande intenção de eventos como este intercambio: gerar conhecimento de qualidade e que pode sim ser praticado nas mais diferentes regiões do país”, disse.

Até a próxima sexta-feira (24), os cerca de 30 técnicos e beneficiários dos projetos do FIDA no Brasil participarão de uma série de oficinas e rodadas de conversas com convidados como a coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) Hetel Leepkaln, que falará sobre compras públicas de alimentos da agricultura familiar; e o consultor especialista do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), José Gil, que falará sobre a Lei 11.947/2009, e os desdobramentos das compras em Pernambuco e seus resultados.

Como resultado deste intercâmbio, os profissionais dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil que estão serão capacitados para atuarem como assessores de mercado da agricultura familiar, com foco no aumento da inserção dos produtos nos mercados públicos, privados e institucionais, no desempenho dos agricultores familiares beneficiários dos projetos e suas organizações econômicas nos mercados locais, regionais, nacional e internacional.