[gtranslate]

N Notícias

Técnicos dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil participam de workshop em gênero promovido pelo Semear Internacional

Técnicos dos projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, representantes da sociedade civil e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) se reúnem em Fortaleza-CE para participar de um workshop em gênero e outras atividades promovidas pelo Programa Semear Internacional e FIDA, no próximo dia 21 de março.

Serão debates e reuniões com participantes dos grupos de trabalho em Gestão do Conhecimento e  Gênero, formados por profissionais de todos os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil. Os GTs foram criados pelo Programa Semear Internacional, com o intuito de desenvolver ações de gestão do conhecimento conjuntas entre os projetos, elaborar trabalhos focados na abordagem de gênero junto aos beneficiários dos projetos, publicações e promover capacitações em diversos temas ligados a questão de gênero.

Após os debates, será realizado o WorkShop em Gênero com a apresentação de um diagnóstico de ações já desenvolvidas na região semiárida do nordeste. O documento que será apresentado no evento foi produzido pela consultora em gênero do FIDA, Rodica Weitzman, e apresenta os principais resultados de um diagnóstico realizado em 2017, a partir da análise de questionários preenchidos pelas equipes de gênero dos projetos. O estudo também contempla estratégias e ações desenvolvidas nos seis projetos apoiados pelo FIDA na região nordeste do Brasil.

Participarão deste workshop, representantes dos projetos Procase, da Paraíba; Viva o Semiárido, do Piauí; Pró-Semiárido, da Bahia; Dom Távora, de Sergipe; Paulo Freire, do Ceará; e Dom Helder Camara, que atua em diversos estados do Brasil. Entre as entidades confirmadas estão o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco, Centro Feminista 8 de março, secretaria adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades Tradicionais do estado do Maranhão, Instituto Brasil Africa – Youth Technical Training Program, Programa Semear Internacional, FIDA e IICA.

Após os debates, será aberta uma exposição com fotos de mulheres rurais beneficiárias do projeto Paulo Freire, acompanhada de um coquetel.