[gtranslate]

N Notícias

Sistemas agroalimentares: mais um estudo é lançado

10/11/2021

O Programa Semear Internacional, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), lança o estudo Impactos da COVID-19 nos Sistemas Agroalimentares no semiárido do Nordeste do Brasil, que envolveu moradores de comunidades, equipes de Assistência Técnica Continuada e gestores públicos dos seis projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil.

Para realizar este diagnóstico sobre o cenário de segurança e soberania alimentar e nutricional (SSAN) no semiárido nordestino, partiu-se de uma compreensão mais ampla do conceito de SSAN, como algo que envolve não só a perspectiva nutricional, mas exige o olhar atento sobre a produção, comercialização, consumo, armazenamento, formas de evitar perdas e desperdícios e ações de democratização do acesso ao alimento. O intuito foi o de entender de que modo a pandemia desencadeou transformações nas diversas dimensões das vidas dos moradores dos territórios e comunidades rurais do semiárido nordestino.

Os oito eixos temáticos que foram focados neste estudo e que refletem os diferentes aspectos do conceito de SSAN são: (i) Processos de organização social e políticas públicas; (ii) Produção agrícola (modos de produção e grau de diversificação); (iii) Preparação e transformação dos alimentos; (iv) Consumo (hábitos alimentares e questões nutricionais); (v) Estocagem, armazenamento e abastecimento dos alimentos; (vi) Distribuição de alimentos, incluindo relações não econômicas — de doação e troca; e (vii) Comercialização (com ênfase nos pequenos circuitos de comercialização).

Houve um esforço para dar destaque ao grau de inovação no campo das metodologias e tecnologias por parte das organizações de base comunitária e instituições de assessoria técnica em cada um dos eixos temáticos. Ao mesmo tempo, o diagnóstico foi construído a partir de um recorte temporal, a fim de observar as mudanças que ocorreram ao longo do processo de gestão de uma crise agroalimentar que foi agravada pela pandemia. O estudo serve como um esquema referencial na identificação dos contrastes e contradições que têm surgido desde março de 2020.

Os dados foram coletados a partir de webinários realizados entre os dias 13/05/2021 e 20/05/2021, por meio da plataforma Zoom, envolvendo os seguintes grupos focais: a) gestores/as públicos; b) técnicos e técnicas; c) agricultores/as e populações oriundas de comunidades tradicionais, além de entrevistas com informantes chaves no contexto dos seis projetos apoiados pelo FIDA, nas quais foram levantadas informações complementares. É importante ressaltar que as comunidades tradicionais identificadas em tais eventos foram: povos indígenas, comunidades quilombolas e de fundo de pasto.