[gtranslate]

N Notícias

Sistema DATA.FIDA vai ajudar no monitoramento e avaliação dos projetos apoiados pelo FIDA

Equipes dos projetos já estão sendo capacitadas para utilizar a ferramenta

27/01/2020

Teve início hoje uma capacitação do Sistema DATA.FIDA, uma ferramenta desenvolvida pelo Programa Semear Internacional, em parceria com os projetos apoiados pelo Fida no Brasil, que vai ajudar os projetos em suas atividades de gestão, monitoramento e avaliação de atividades.

O primeiro a passar pelo treinamento é o Projeto Paulo Freire, que é executado junto ao governo do estado do Ceará. A equipe está sendo capacitada nos módulos Gerenciamento de Projetos; Financeiro e Contábil; Plano de Investimento; Aquisições; Capital Humano e Social; Monitoramento e Avaliação.

De acordo com Íris Tavares, coordenadora do Paulo Freire, o Sistema Data.FIDA tem o objetivo de mostrar os principais resultados de cada projeto e serve como plataforma de alinhamento entre os demais projetos FIDA no Brasil. “Através deles, conseguiremos trabalhar todas as instâncias do Paulo Freire, como monitoramento e avaliação, questões financeiras e contábeis, além da gestão dos nossos convênios”, disse a coordenadora. “Hoje, temos outros sistemas em operação, mas sentíamos falta de um sistema que incorporasse o projeto em sua totalidade. Esperamos que o Data.FIDA cumpra essa função”, completou ela.

Criar um sistema único para atender aos 6 projetos foi um desafio. Era preciso criar uma base de dados robusta e útil para todos, mas também para o próprio FIDA e sociedade civil. “Trabalhamos para desenvolver uma interface amigável para os usuários, pois sabemos da importância de facilitar a navegação para que o sistema fosse utilizado no cotidiano”, contou Luciano Vieira, consultor da empresa que desenvolveu o sistema.

Segundo ele, a capacitação é o momento de apresentar os resultados do trabalho que foi desenvolvido. “O Data.FIDA vem para ajudar a identificar e comunicar os resultados alcançados pelos projetos até hoje e servirá como legado para o que foi realizado” afirmou Luciano.

O cronograma de treinamentos segue até março, quando todas as equipes dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil terão sido capacitadas, estando aptas a utilizar o sistema.