[gtranslate]

N Notícias

Sistema Data.FIDA começa a ser utilizado no Malaui, após treinamento realizado pelo FIDA e Semear Internacional

23/06/2021

O Data.FIDA, sistema de geoprocessamento de dados que monitora e avalia os resultados dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, passará a ser utilizado também no Malaui, país localizado no sudeste do continente africano. A medida é o primeiro passo para a internacionalização do sistema, de modo que sua implementação no Malaui representa o projeto-piloto dessa estratégia. A partir do treinamento, que acabou de ser realizado, em formato online, técnicos e técnicas dos projetos FARMSE, PRIDE e SAPP, além de especialistas e gestores do Escritório do FIDA para a África Austral, já poderão começar a usar o sistema, ainda esse mês. São três os projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA no Malaui: o Programme for Rural Irrigation Development – PRIDE, o Financial Access for Rural Markets, Smallholders and Enterprise Programme – FARMSE; e o Sustainable Agricultural Production Programme – SAPP.

O Malaui foi escolhido como local que dá início à expansão do Data.FIDA por causa de duas razões principais: é o país que demonstra maior fragilidade na gestão das suas informações e possui uma carteira de projetos diversa o suficiente para servir como projeto-piloto. O sistema, que passa a ser chamado lá de Data.IFAD ESA (sigla em inglês para África Oriental e Meridional), melhorará as condições de gestão e, por conseguinte, a tomada de decisão no âmbito dos projetos de desenvolvimento rural, contribuindo diretamente para o atingimento dos seus objetivos e aprofundamento do seu impacto nas comunidades locais. O Especialista em M&A do FIDA, Benjamin Panulo, conta que as sessões de treinamento forneceram às equipes uma visão geral da ferramenta, além de possibilitar o manuseio prático dela. “Com os treinos, realizados em coordenação com o FIDA Brasil e o Programa Semear Internacional, que foram muito bem recebidos, iremos melhorar significativamente as capacidades das equipes dos programas do Malawi”. E ele complementa: “a ação também representa um marco no processo altamente colaborativo entre o FIDA Malaui e o FIDA Brasil no desenvolvimento do sistema Data.IFAD ESA”.

 

O Oficial do FIDA no Brasil, Leonardo Bichara, lembra que “a implementação do Sistema Data.FIDA pela Divisão da África Oriental e Meridional do FIDA foi um processo orgânico, que surgiu de uma busca ativa por parte dos funcionários do FIDA naquele continente de um sistema de gestão que atendesses às necessidades locais. Assim, foi uma demonstração concreta de demanda por um sistema que o Brasil já tinha desenvolvido por meio do Programa Semear Internacional. Esse desdobramento nos deixa muito felizes, mostrando as boas práticas do Programa na área de M&A e seu reconhecimento fora do Brasil.” Os analistas africanos responsáveis por Inovação e M&A tiveram acesso à plataforma utilizada pelo Brasil e entenderam que essa seria uma solução eficiente e robusta para dar conta dos reportes dos projetos do Malaui. E, dessa forma, teve início a bem-sucedida história dessa Cooperação Sul-Sul.

Já o Gerente de Monitoramento & Avaliação do Programa Semear Internacional, Adalto Rafael, aponta que a parceria gera dois grandes ganhos, um imediato e outro de médio prazo. “O primeiro diz respeito à melhoria das capacidades das equipe de M&A do Malaui, que agora contam com uma ferramenta completa e intuitiva para suporte à gestão. O segundo diz respeito à consolidação da plataforma Data.FIDA, que agora está presente em duas divisões regionais (Latin-America and Caribbean – LAC e East and Southern Africa – ESA)”. Já pensando nos próximos passos, ele diz que “esse projeto-piloto pode significar o início de um processo de internacionalização capaz de modificar sobremaneira a gestão de projetos, o M&A e a tomada de decisão dentro do FIDA: à medida que o sistema for implementado em outras divisões, as visões regionais das carteiras irão se agregando de maneira a dar à sede uma visão global das ações dos seus projetos”.

Com o Data.FIDA ESA, será possível, em um futuro próximo, ter dados de avaliação confiáveis e consistentes que contribuirão para a melhor gestão, monitoramento e avaliação dos projetos que fazem parte da carteira do escritório do FIDA para a África Austral. E tudo unificado num só lugar, garantindo praticidade, transparência e velocidade no acesso às informações. A integração dessas informações em suas diversas áreas dentro dos projetos faz com que os trabalhos dos grupos de trabalho sejam compartilhados e somados entre si, ou seja, o projeto trabalha em equipe dentro do sistema e colhe os resultados também em equipe. Isso sem contar com a geração de relatórios e a disponibilização de documentos, o que é fundamental para a memória dos projetos. O sistema foi customizado para atender especificamente à carteira da África Austral, mas sem que isso alterasse a estrutura do seu desenho e das suas funcionalidades, que permanecem as mesmas. Por ter foco em projetos apoiados pelo FIDA, o centro do sistema se manteve o mesmo, atendendo às necessidades comuns de qualquer projeto – gestão financeira com base em Planos Operativos Anuais, gestão de indicadores com base na metodologia Marco Lógico e todas as demais funções. Além disso, a parceria ainda gerou um novo módulo, o “Missão de Supervisão”, que também passa a fazer parte da versão do sistema utilizada no Brasil.

 

Em tempo: a equipe do FIDA Malaui ficou tão empolgada com o treinamento e com o uso da nova ferramenta que criou um vídeo muito ilustrativo e lúdico sobre o Data.IFAD ESA. É possível assisti-lo no link abaixo.