[gtranslate]

N Notícias

Semear Internacional prepara cinco minicursos EAD gratuitos

30/08/2021

Já estão em fase final de preparação os cinco minicursos planejados pelo Programa Semear Internacional, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento rural em contexto de pandemia e pós-pandemia. Realizados em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA – e com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, os cursos serão ministrados em formato EAD (ensino a distância) e serão disponibilizados, gratuitamente, na plataforma de cursos online do IICA, que já conta com diversas outras aulas e tem sido acessada por pessoas de toda América Latina com interesse em temas voltados para a pecuária familiar e a agricultura familiar.

Cada um dos minicursos preparados pelo Semear Internacional é composto por 15 vídeos que variam entre 4 e 7 minutos de duração – 15 acessíveis e dinâmicas miniaulas, portanto. Os temas dos cursos são os seguintes:

– Comercialização de produtos da agricultura familiar
– Empreendedorismo rural nas Redes Sociais
– Ecogastronomia
– Gestão do Conhecimento
– Direito de mulheres e meninas em países de Língua Portuguesa

Os minicursos educativos são direcionados a produtores, produtoras, técnicos e técnicas rurais, além de todos os interessados em desenvolvimento agrícola. Eles foram pensados em razão da identificação das principais necessidades de conhecimento existentes entre os públicos prioritários dos projetos apoiados pelo FIDA: Dom Helder Câmara II, originado de um acordo celebrado com o Governo Federal, e cinco projetos implementados com acordos diretos realizados com os governos estaduais: Viva o Semiárido (Piauí), Projeto Paulo Freire (Ceará), PROCASE (Paraíba), Projeto Pró-Semiárido (Bahia) e Projeto Dom Távora (Sergipe). As mulheres e os jovens são dois desses públicos prioritários.

Ademais, o Semear Internacional também observou que, desde o início da pandemia, houve uma maior adaptabilidade geral às ferramentas online, o que dá sustentação às chances de eficácia e de maior alcance dos cursos realizados a distância (EAD). Essa adaptabilidade surgiu a partir da necessidade do distanciamento social e da maior permanência nos lares. Saliente-se, ainda, que a validade dos conteúdos dos cursos terá duração prolongada, o que garantirá um proveitoso legado ao material a ser produzido.

Como o Programa Semear Internacional entra em sua fase final de operação, com data de encerramento de suas atividades prevista para 31 de dezembro de 2021, uma de suas últimas metas é, justamente, garantir a sustentabilidade de suas ações, possibilitando que o conteúdo de capacitações, publicações, estudos, dentre outros, sigam sendo acessados pelos diversos públicos beneficiários. Frente a esta derradeira missão, que corrobora com o desafio da sustentabilidade, é que os minicursos EAD foram desenhados, como uma das estratégias de saída formuladas, para garantir a disponibilidade aos conhecimentos gerados durante a execução do programa.

O lançamento dos minicursos ocorrerá entre setembro e outubro de 2021 e será amplamente divulgado.