Portuguese English Spanish

N Notícias

Semear Internacional levará técnicos e beneficiários de projetos FIDA no Brasil para evento na Bolívia

Técnicos e beneficiários de dois projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil participarão, entre os dias 13 e 24 de outubro, de um evento na Bolívia que abordará a temática “Estratégias e Ferramentas de Adaptação à Mudança Climática para um desenvolvimento rural sustentável na América Latina e no Caribe”. O evento é uma realização do FIDA e a Corporação PROCASUR, em cooperação com o Governo da Bolívia.

Participarão da Rota de Aprendizagem o técnico, Nicholas Lucena e o agricultor Rivaldo Santos, representando o projeto Procase, apoiado pelo FIDA na Paraíba; e Naiara da Silva Cardoso e o agricultor José Sebastião Sobrinho, que representarão o projeto Viva o Semiárido, apoiado pelo FIDA no Piauí. A ida dos brasileiros é uma ação do Semear Internacional, FIDA e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

“Esta é mais uma importante atividade que faz parte do trabalho do Semear Internacional apoiando os Projetos FIDA no Brasil, como parte das ações dentro da área de Cooperação Sul-Sul. Poder proporcionar esta troca de conhecimento entre técnicos e beneficiários dos projetos no Brasil com iniciativas de outros países é muito gratificante e um compromisso de nosso programa”, disse a coordenador do Semear Internacional, Fabiana Viterbo.

O evento é direcionado às equipes técnicas de programas e projetos de desenvolvimento rural, instituições públicas e privadas, e organizações camponesas na América Latina e no Caribe, na África e na região da Ásia Pacífico, e tem o objetivo de fortalecer suas capacidades e proporcionar novas metodologias e ferramentas técnicas para reduzir a vulnerabilidade da população rural à mudança climática.

A Iniciativa tem o objetivo oferecer conceitos, estratégias, boas práticas e ferramentas metodológicas para transversalizar a abordagem de adaptação, gestão do risco e mitigação da mudança climática nos investimentos de desenvolvimento rural, visando incrementar a capacidade de adaptação e a resiliência à mudança climática de pequenos produtores e da população rural.

Na programação, estão previstas visitas a comunidades rurais pertencentes nas cidades de La Paz, Tarija, Camargo, Santa Cruz de la Sierra e San Ignacio, na Bolívia. Ainda no primeiro dia do evento, será realizada uma Feira de Experiências, na qual cada equipe nacional fará uma apresentação abordando a mudança climática e adaptação em seu país, abordando temas ligados aos principais impactos negativos da mudança climática no país e na área de trabalho da equipe.