[gtranslate]

N Notícias

Semear Internacional lança Painel de Monitoramento reunindo dados de todos os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil

Uma nova ferramenta para monitorar os avanços dos projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil foi lançada pelo programa Semear Internacional. Trata-se de um Painel de Monitoramento que reúne os principais dados acerca dos projetos e disponibilizados através do portal do Semear Internacional. Este é o primeiro espaço que reúne os avanços de todos os projetos-FIDA no Brasil e será atualizado mensalmente para divulgação.

A nova ferramenta foi lançada durante o segundo encontro do Grupo de Trabalho em Monitoramento e Avaliação (GT-M&A) dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, que ocorreu em Fortaleza-CE. Durante três dias, técnicos e consultores especializados em M&A participaram de workshops sobre o tema e trocaram experiência sobre coleta, monitoramento e avaliação das ações dos projetos no Nordeste do Brasil. O GT-M&A, é uma iniciativa da gerência de Monitoramento e Avaliação do Programa Semear Internacional.

Com ele o usuário poderá acompanhar os resultados de ações do FIDA no Brasil com dados como famílias beneficiadas, comunidades atendidas e projetos produtivos de maneira geral, ou divididos por estados. Além destes números, poderão ser gerados relatórios separados por projetos apoiados pelo FIDA, em pdf, para download. O Painel de Monitoramento poderá ser acessado a partir deste link.

O GT-M&A, que foi aberto pelo consultor em M&A e Planejamento do FIDA, Rodrigo Dias, reuniu projetos dos estados da Bahia (Pró-Semiárido), Paraíba (Procase), Ceará (Paulo Freire), Piauí (Viva o Semiárido), Sergipe (Dom Távora), e o projeto Dom Helder Camara II, que atua em onze estados brasileiros.

Nesta edição do GT, foram apresentados cases de sucesso identificados em todos os projetos participantes, para serem divulgados no site do Programa Semear Internacional. Ainda será lançado oficialmente o primeiro Painel de Monitoramento que reúne dados do avanço físico dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, que também estará disponível na página do Programa.

O objetivo do Grupo de Trabalho é fortalecer o Monitoramento e Avaliação de todos os Projetos-FIDA, e dar unidade às ações com o intuito de melhor coletar os dados, indicadores e resultados alcançados, além de facilitar a publicidade destes resultados juntamente com as Assessorias de Comunicação e o Programa Semear Internacional.

O GT foi criado em julho de 2017, e vem realizando reuniões periódicas com o intuito de integrar o trabalho de monitoramento e avaliação feito pelos projetos a partir das ações implementadas nas comunidades beneficiadas