[gtranslate]

N Notícias

Semear Internacional lança novos livros, em estratégia de saída

30/12/2021

Ao final da sua execução, que já estava prevista para se encerrar em 31 de dezembro de 2021, o Programa Semear Internacional, financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, e implementado, no Brasil, pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, lança seus quatro últimos livros voltados para a Gestão do Conhecimento no campo, na região semiárida do Brasil. As publicações são parte da estratégia de saída do Programa e uma forma de garantir a sustentabilidade das ações realizadas durante seus cinco anos de atividades ininterruptas.

Os quatro livros recém-lançados se juntam a outras 38 publicações, entre estudos, cartilhas, manuais, livros e relatórios produzidos pelo Semear Internacional, que compõem o acervo do Programa e, agora, também o seu legado. Isso sem contar as 35 obras produzidas na primeira etapa do Programa Semear, encerrada em 2017. Todo esse rico material – mais de 70 publicações – permanecerá disponível aqui mesmo no Portal Semear, na biblioteca virtual, alojada na seção de Publicações. Os livros são atraentes, com direção de arte cuidadosa, e podem ser acessados facilmente, por meio de downloads totalmente gratuitos.

Apresentamos, abaixo, um breve resumo sobre as quatro últimas publicações, lançadas em dezembro de 2021. Boa leitura!

 

Boas Práticas de enfrentamento às mudanças climáticas com foco na potencialidade de Cooperação Sul-Sul: 

A crescente conversão de ambientes naturais em áreas ocupadas pelas atividades humanas é uma realidade mundial. Ao longo do tempo, isto tem desencadeado poluição, fragmentação de habitats e perda de espécies numa escala jamais vista. Como resultado, a degradação ambiental tornou-se um dos principais problemas a serem enfrentados no cotidiano das pessoas e das organizações.

Ciente desses desafios, o Programa Semear Internacional envidou esforços para identificar e sistematizar boas práticas na temática de resiliência e enfrentamento às mudanças climáticas entre projetos financiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola — FIDA. Para contextualizar as experiências que foram base deste estudo, é fundamental destacar os avanços e as mudanças na realidade dos agricultores familiares, atividades que estão presentes nos mais de 900 municípios onde o FIDA atua na região semiárida brasileira e de outros países do eixo Sul-Sul.

Os objetivos desta sistematização envolvem aproveitar tais oportunidades com as experiências, visando ao desenvolvimento dos territórios rurais americanos, focos de progresso, espaços geradores de riqueza e fontes de recursos naturais, conhecimentos ancestrais e emprego digno para agirem junto às dimensões da resiliência e adaptação a mudanças do clima, da prosperidade sustentável que a agricultura pode oferecer aos territórios rurais e do combate às causas da pobreza e da exclusão social, de gênero, da juventude, povos originários e quilombolas.

Rotas de Sustentabilidade – Sistematização de estratégias de sustentabilidade para Desenvolvimento Rural:

Este estudo traz a sistematização das estratégias de saída e sustentabilidade, aqui denominadas rotas de sustentabilidade, do Programa Semear Internacional (PSI), do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (PROCASE), do Projeto Dom Hélder Câmara II (PDHC II) e do Projeto de Desenvolvimento Sustentável para Comunidades Rurais em Zonas Semiáridas Norte e Mixteca (PRODEZSA), todos financiados pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil e no México. Pretende-se traçar um caminho, uma rota, para uma compreensão mais sistêmica de como direcionar esforços e recursos em ações de alto impacto, garantindo a retirada harmoniosa dos projetos do campo. A sistematização é complementada com elementos visuais, como mapas mentais e relatoria gráfica, que facilitam a compreensão e a conexão das principais ideias que surgiram no intercâmbio.

Aqui, a sustentabilidade foi considerada como a representação da permanência dos benefícios gerados pelos Projetos apoiados pelo FIDA após sua conclusão, de tal forma a possibilitar o desenvolvimento rural e a redução da pobreza. Os indicativos de sustentabilidade são percebidos em uma estratégia quando podem claramente apontar para resultados duradouros das ações implementadas ao longo dos anos, com eficiência no uso dos recursos e benefícios concretos nas comunidades atendidas.

Programa Semear Internacional – Estratégias, Boas Práticas e Lições Aprendidas da Gestão do Conhecimento para o Desenvolvimento Rural:

Este livro apresenta a sistematização das Boas Práticas em Gestão do Conhecimento, Estratégias adotadas e um conjunto de reflexões sobre a implementação do Programa Semear Internacional (PSI). Na interação do Programa com os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, é possível notar a Gestão do Conhecimento (GC) materializada em capacitações, seminários, intercâmbios, articulações institucionais, estudos e publicações, fortalecimento das capacidades de técnicos e técnicas governamentais, e promoção do trabalho para a igualdade de gênero, com fios condutores de transformações positivas na vida dos agricultores e das agricultoras familiares, mulheres, jovens, comunidades tradicionais e indígenas no semiárido do Nordeste brasileiro, da América Latina e África.

A estrutura dessa publicação, a qual traz conceitos e práticas de GC que, em alguma medida, integraram as estratégias adotadas pelo PSI, além de apresentar as abordagens, os conhecimentos relevantes e os aspectos que permitem a criação de ambientes facilitadores para a condução de processos de GC: tecnologias, governança e relacionamento com distintos atores.

Na sequência, serão explicitadas boas práticas concebidas e implementadas em parceria com os projetos apoiados pelo FIDA que agregaram valor aos saberes locais e cooperaram com os atores e as redes de conhecimento já presentes nos territórios, selecionadas com o objetivo de inspirar a aplicação em outros contextos. De modo a ampliar a reflexão sobre a disponibilidade do conhecimento produzido, destacam-se também as diretrizes da Estratégia de Sustentabilidade traçada e as lições aprendidas em todo o processo.

Espera-se que este conteúdo inspire gestores e gestoras a desenvolver Programas ou setores de Gestão de Conhecimento (GC), estruturar seus fluxos (criação, aplicação, transferência e retenção) e criar oportunidades de desenvolvimento para que pessoas, organizações e territórios, se tornem protagonistas da Economia do Conhecimento.

Investindo em populações rurais – Avaliação dos resultados dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil:

A avaliação apresentada neste relatório constituiu-se numa iniciativa de levantamento de resultados dos projetos do FIDA no Brasil, a partir de atores sociais diretamente envolvidos na gestão e implementação desses projetos. Essa abordagem permitiu trazer à tona resultados em diálogo com as experiências vivenciadas por tais atores. A estrutura avaliativa reuniu informações sobre aspectos gerais dos diferentes projetos, sendo eles: Público Atendido, Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Políticas Públicas, Planos de Investimentos Produtivos (PIPs), Ativos, Renda Familiar, Segurança Alimentar, Organização Social.

A pesquisa de campo foi feita de forma presencial, em abril de 2020, em dois projetos: Viva o Semiárido e Dom Helder Câmara 2. Nos demais, PROCASE, Paulo Freire, Dom Távora e Pró-Semiárido, em função das limitações de deslocamento devido à situação de pandemia, as informações foram obtidas de forma remota, entre dezembro de 2020 e março de 2021. De um modo e de outro, a coleta de informações ocorreu por meio de roteiros de entrevistas, individuais ou coletivas, com três categorias de atores sociais: Gestores vinculados às Unidades de Gerenciamento de Projetos (UGPs), Mediadores Técnicos das prestadoras de ATER e os Líderes Comunitários.

O relatório está organizado em diferentes seções e estruturado conforme os temas Público Alcançado, Políticas Públicas, ATER, Cadeias Produtivas. Esses tópicos estão relacionados com outros assuntos específicos de cada projeto. Ao final de cada seção, apresenta-se um quadro-resumo com os principais resultados, sendo feitas também, nas conclusões, algumas considerações unificadas acerca do conjunto de projetos FIDA no Brasil.

Book.