[gtranslate]

N Notícias

Semear Internacional finaliza série comemorativa da Cooperação Sul-Sul

13/10/2020

Será encerrada, essa semana, a série audiovisual que comemora a Cooperação Sul-Sul no Programa Semear Internacional. Com seis episódios, a pequena série de vídeos testemunhais teve início no dia 12 de setembro – data instituída pela ONU como o Dia da Cooperação Sul-Sul. O objetivo da iniciativa, além de celebrar a data, é aproximar o público do Semear Internacional do conceito da Cooperação Sul-Sul, por meio de exemplos de ações que o programa realiza nesse âmbito. Os vídeos são lançados tanto aqui no portal quanto no Instagram e no Facebook.

Dessa maneira, é possível explicar, de forma didática, que a expressão está vinculada a uma cooperação que acontece entre países em desenvolvimento, que fazem parte do chamado Sul Global – por isso a expressão Sul-Sul. A partir de desafios comuns, esses países compartilham conhecimentos, habilidades e iniciativas de sucesso em diferentes áreas, como desenvolvimento agrícola, por exemplo. Havendo essa colaboração, conseguimos diminuir a dependência em relação aos países desenvolvidos, do Norte Global.

Sendo a Cooperação Sul-Sul um dos componentes do Semear Internacional, os intercâmbios internacionais são peças-chave para a transmissão e a valorização dos saberes tradicionais, fortalecendo as populações rurais. Assim, já foram promovidos diversos intercâmbios que levaram agricultores do semiárido brasileiro para difundir seus conhecimentos na Colômbia, Argentina, Bolívia, Camarões e Moçambique. E muitas visitas também foram recebidas por aqui, de Moçambique, México, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Uruguai e Peru.

O Chefe do Centro de Conhecimento e de Cooperação Sul-Sul e Triangular do FIDA e Diretor da agência no Brasil, Claus Reiner, ao tomar conhecimento da minissérie, disse que “os vídeos são excelentes para ilustrar o funcionamento da CSST”. Aliás, sobre o elemento chamado de Triangular, representado pela letra T na sigla, ele será explicado, justamente, no último episódio da série, que contará com o depoimento de Joana Dias, parceira do Semear Internacional em Portugal. O vídeo irá ao ar na próxima quinta-feira, dia 15 de outubro.

Para assistir aos demais episódios já veiculados, basta acessá-los nos links compilados abaixo. Todos os depoimentos são de pessoas que participaram de atividades de Cooperação Sul-Sul e Triangular realizadas pelo Programa Semear Internacional.

Episódio 1: abrindo a minissérie, a voz da agricultora Célia Araújo, de Boqueirão, na Paraíba, que participou de um intercâmbio com a Colômbia, em agosto de 2019. A experiência de conhecer o trabalho dos Territórios de Aprendizagem foi tão proveitosa que ela já pensa em iniciar algo parecido na Paraíba.
Episódio 1 – Clique Aqui

Episódio 2: a técnica mexicana Alina Vázquez, do Projeto PRODEZSA – apoiado pelo FIDA, conta como foi importante ter participado do intercâmbio Brasil-México. Alina fala sobre as experiências que viu de perto em comunidades e unidades familiares atendidas pelo Projeto Procase, no semiárido paraibano, que utilizam sistemas agroflorestais.
Episódio 2 – Clique Aqui

Episódio 3: a produtora Anitilza Tebus, da Cooperativa Nova Vida, distrito de Água Grande, em São Tomé e Príncipe, mostra um pouco da experiência com o Intercâmbio Brasil-África. O evento teve como objetivo fortalecer a igualdade de gêneros e disseminar o uso das Cadernetas Agroecológicas, mostrando as experiências de sucesso no Brasil.
Episódio 3 – Clique Aqui

Episódio 4: voltamos ao México, dessa vez ao Estado de Coahuila, para conversar com Rita Martinez. Perguntamos a ela como foi participar do Intercâmbio Brasil-México e pedimos que ela apontasse quais ações, entre todas que ela viu durante as visitas ao Brasil, poderiam ser aplicadas no México.
Episódio 4 – Clique Aqui

Episódio de abertura: comprometido em ampliar a rede Sul-Sul de conhecimentos que fortalecem a área rural, o Semear Internacional inicia uma homenagem ao Dia Internacional da Cooperação Sul-Sul e Triangular, por meio de uma pequena série de depoimentos que revelarão um pouco mais sobre os resultados dessas experiências internacionais.
Episódio de Abertura – Clique Aqui