[gtranslate]

N Notícias

Semear Internacional encerra, em Salvador-BA, segundo módulo de Intercâmbio em Sistematização

Foi encerrado, na última sexta-feira (26), o segundo módulo do “Intercâmbio para sistematização de experiência dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil”, que reuniu cerca de 15 técnicos e beneficiários destes projetos na catalogação de boas práticas implementadas em suas regiões a serem inseridas em uma publicação do Semear Internacional. Em dois módulos realizados, foram ministradas oficinas com técnicas de identificação, escrita e divulgação destas boas práticas. A previsão é que a publicação seja finalizada no primeiro semestre de 2019.

São boas práticas resultados de ações implementadas pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) nos estados do Nordeste através dos projetos que vem apoiando no tocante ao desenvolvimento da agricultura familiar nas regiões semiáridas dos estados, com histórias de agricultores e agricultoras familiares beneficiados por estas ações e que tiveram seus cotidianos positivamente impactados no trabalho diário em suas propriedades.

Durante os quatro dias do segundo módulo, os participantes finalizaram os trabalhos de escrita de suas boas práticas já identificadas no primeiro módulo. Eles puderam aprimorar as informações contidas nos textos e participar de oficinas práticas sobre as técnicas mais práticas no processo de escrita. Já no primeiro módulo, realizado em Fortaleza-CE em julho deste abi, foram ministradas oficinas com técnicas de coleta de dados e informações úteis para o processo de sistematização, através de atividades práticas e teóricas.

Ainda foi realizada, no Ceará, uma visita de campo, na comunidade de um dos beneficiários que também participou do evento.  O grupo se dirigiu a comunidade de Trapiá, município de Massapê, interior do estado, para conhecer técnicas de reuso de água, biogás e quintal produtivo, impulsionadas na comunidade após a atuação do projeto Paulo Freire, apoiado pelo FIDA no estado.

“Com esta publicação, as boas práticas e os resultados já apresentados serão amplamente divulgados nas áreas da região Nordeste que recebam, ou não, apoio do FIDA. Nosso objetivo é impulsionar outros agricultores e agricultoras familiares a replicarem estas ações gerando, para eles, significativa mudança de vida”, disse a gerente de Gestão do Conhecimento do Semear Internacional, Aline Martins.

Participaram deste intercâmbio técnicos e beneficiários dos projetos apoiados pelo FIDA no Ceará (Paulo Freire), Paraíba (Procase), Sergipe (Dom Távora), Piauí (Viva o Semiárido), Bahia (Pró-Semiárido), e vários estados através do Dom Helder Camara.