[gtranslate]

N Notícias

Semear Internacional apresenta resultado semestral da Caderneta Agroecológica

09/09/2020

Os resultados do uso das Cadernetas Agroecológicas nos projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil serão apresentados em duas oportunidades – 09 e 16 de setembro, em formato de seminários virtuais realizados pelo Programa Semear Internacional. O primeiro seminário, que acontece hoje, dia 9, será especialmente para as agricultoras que fazem uso da ferramenta, bem como para todas as técnicas que também já trabalham com ela. Já na próxima quarta-feira, dia 16, às 15h, acontecerá o segundo seminário online, sendo que esse será totalmente aberto ao público e com transmissão via YouTube. Para assisti-lo, gratuitamente, basta acessar o seguinte endereço, sem necessidade de inscrição prévia ou cadastro:

Transmissão ao vivo: Seminário 16/09 – CLIQUE AQUI

Em ambos os eventos, as especialistas no uso das Cadernetas farão um debate sobre os dados correspondentes ao período de agosto de 2019 a fevereiro de 2020, quando 879 mulheres rurais do semiárido utilizaram Cadernetas Agroecológicas. No Brasil, são seis os projetos apoiados pelo FIDA: Pró-Semiárido, Paulo Freire, Viva o Semiárido, PROCASE, Dom Távora e Dom Helder Camara II. Os dados serão divididos por temas, como a participação econômica das mulheres na renda mensal familiar e a visibilidade desse impacto monetário e não monetário, a construção da assistência técnica rural feminista e agroecológica, a divisão sexual do trabalho e a relação dos quintais produtivos com a segurança alimentar e nutricional.

Entre as informações inéditas que serão apresentadas está a que mostra que as agricultoras produziram, aproximadamente, 1,4 milhão de reais durante esse período de seis meses. E mais: 41% desse total corresponde a relações socioeconômicas não monetárias, ou seja, sem haver o uso do dinheiro. São consideradas como não monetárias as relações de consumo, doação e troca, justamente porque não envolvem transação financeira e, por este motivo, são invisibilizadas nas análises econômicas ortodoxas. Deste modo, a riqueza não monetária produzida pelas mulheres, a partir de uma enorme quantidade de trabalho, é desconsiderada na economia. Daí a notável importância da Caderneta Agroecológica, que se mostra uma ferramenta da Economia Feminista capaz de revelar o impacto econômico monetário e não monetário produzido pelas agricultoras, já que elas usam a Caderneta para anotar tudo que trocam, doam, consomem e vendem.

Embora boa parte das relações computadas seja não monetária, as análises que complementam as Cadernetas, a partir dos dados coletados delas, permitem que toda produção agrícola esteja representada em termos monetários. O valor mensal médio da produção por agricultora agrega o dinheiro advindo da comercialização dos bens e a quantia que a família deixa de gastar, como resultado do trabalho da agricultora. Dessa forma, chegou-se à conclusão de que o valor médio mensal gerado por cada mulher rural é de R$350,00 (trezentos e cinquenta reais). Isso sem contar com a ampla diversidade de produtos cultivados nos quintais produtivos das mulheres, fato que também foi desvelado pelas Cadernetas. Por meio delas, foi possível registrar uma variedade de 1.228 produtos agroecológicos, de origem vegetal e animal, que são capazes de garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias rurais.

Esses e outros conjuntos de dados a serem apresentados mostram que as agricultoras protagonizam intensos processos econômicos, que são desconsiderados e desconhecidos pela sociedade e pelos agentes públicos. O uso da Caderneta Agroecológica, como instrumento político e pedagógico da assessoria técnica, apoiado pelo Programa Semear Internacional, possibilitou descortinar essa densa contribuição econômica das agricultoras, tendo a economia feminista como lente analítica do trabalho protagonizado por elas. Para jogar luz naquilo que estava à sombra, as Cadernetas foram implementadas em 7 estados do semiárido brasileiro, em 111 municípios, por meio dos projetos que são apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA. Os seminários virtuais que ora acontecem são realizados pelo Semear Internacional em parceria com esses projetos FIDA.

Em tempo: no segundo seminário, próximo 16 de setembro, será lançado o livro “Cadernetas Agroecológicas e as Mulheres do Semiárido – de Mãos Dadas Fortalecendo a Agroecologia”, onde será possível consultar todos os resultados demonstrados. Ao final do evento online, a versão eBook da publicação será disponibilizada aqui mesmo, no portal Semear Internacional.