[gtranslate]

N Notícias

Semear Internacional acaba de lançar dois livros e prepara novidades para 2021

12/02/2021

O ano de 2021 começou com força máxima para a equipe do Programa Semear Internacional (PSI), ainda que todo o trabalho continue sendo realizado remotamente, em razão da pandemia de COVID-19. Entre janeiro e fevereiro, foram lançados, por exemplo, dois novos livros, ambos sob a tutela também do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Além disso, diversas contratações foram e estão sendo realizadas, para a produção de, pelo menos, quatro minicursos online para agricultores familiares (cada um com quinze aulas), um seminário virtual sobre Gestão do Conhecimento, três novos estudos que serão transformados em publicações e dois novos vídeos. Tudo isso ainda no primeiro semestre de 2021.

O primeiro livro já lançado esse ano é o “Resultados dos programas de Gestão do Conhecimento do FIDA no Brasil – Semear e Semear Internacional”. Esses programas foram pensados para apoiar a melhor execução dos projetos financiados pelo FIDA na região semiárida brasileira. O primeiro deles, que foi executado de 2011 a 2017, foi o Programa Semear, e o segundo, em execução, teve início em 2017 e tem término previsto para 2021, denominado Programa Semear Internacional (PSI). O foco dos programas de Gestão do Conhecimento foi a identificação, sistematização e disseminação de experiências exitosas e de melhores práticas associadas à convivência com o Semiárido do Nordeste, com o objetivo de capacitar gestores, técnicos e produtores da agricultura familiar, em atividades agrícolas e não agrícolas.

Além das capacitações e intercâmbios, os Programas viabilizaram a implantação de um complexo sistema de avaliação e monitoramento e o desenvolvimento de um eficaz processo de comunicação e divulgação, por meio de um portal eletrônico integrado com as Redes Sociais, permitindo o acesso a livros e outras publicações produzidos pelos Programas. Outra meta alcançada foi a ampliação do diálogo político entre autoridades, gestores, técnicos e representantes da sociedade para avaliação e discussão das políticas públicas de interesse da agricultura familiar nordestina.

Já o segundo livro de 2021 que já está na praça é o “Impacto de Eventos Climáticos Extremos sobre a Saúde e a Educação de Crianças, Adolescentes e Jovens no Semiárido Brasileiro”.  O FIDA, o IICA e o PSI se uniram ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e à Universidade Federal da Bahia (UFBA) para elaborar um estudo que visa contribuir para a compreensão desse impacto. Metodologicamente, o estudo foi viabilizado pela construção de três bancos de dados para a região Nordeste: climático (pluviosidade, temperatura mensal e situações de emergência); saúde (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde – Datasus); e educação (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep).

Os resultados encontrados confirmam que os choques climáticos e a ausência de pluviosidade estão associados a piores indicadores de saúde e educação, sendo seus efeitos negativos mais sentidos na área do Semiárido. Ficou comprovado que existem conexões entre o aumento da mortalidade infantil e a disponibilidade e qualidade da água, por exemplo. Outro efeito expressivo diz respeito ao impacto dos períodos de seca na evolução escolar, corroborando que a falta de hidratação adequada também reverbera no incremento cognitivo das crianças e dos adolescentes do Semiárido brasileiro, o que contribui negativamente para o histórico e crônico problema de subdesenvolvimento humano na região.

É possível fazer o download do formato eBook de ambos os títulos aqui mesmo no Portal Semear, na seção de “Publicações”. E ambos estão disponíveis em três versões e línguas: português, espanhol e inglês.