[gtranslate]

N Notícias

SDR-Bahia se reúne com FIDA para monitoramento e balanço do Projeto Pró-Semiárido

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) estiveram reunidos nesta terça-feira (20), numa reunião de balanço e monitoramento das ações do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), voltado para o desenvolvimento de comunidades rurais pobres de 32 municípios, com mais baixos índices de pobreza do semiárido baiano.

Jerônimo Rodrigues, secretário da SDR, enfatizou que “essa é uma agenda importante, que serve para verificarmos o cumprimento dos prazos. Conforme compromisso do governador Rui Costa, nesse primeiro semestre, teremos mais entregas, a exemplo do Fusigate, tecnologia que vai possibilitar a ampliação da oferta de água na barragem do município de Ponto Novo, e do Armazém da Agricultura Familiar, um novo espaço de comercialização, inaugurado em Juazeiro, o início de março. Nossa responsabilidade é essa, monitorar sempre o Pró-Semiárido para dar conta das políticas desenvolvidas por nós”.

Rodrigues também observou que junto ao Pró-semiárido, há outras iniciativas de Governo do Estado, em parceria com a sociedade civil para o desenvolvimento produtivo do semiárido baiano. Ele lembrou que houve a aprovação e regulamentação da Lei Estadual de Convivência com Semiárido, a criação de um Comitê Gestor coordenado pela Casa Civil, para cuidar de demandas pertinentes a esse assunto, além da formulação de um Plano Estadual de Convivência com o Semiárido, que está em curso.

Novas parcerias
Wilson Dias, diretor-presidente da CAR, empresa pública vinculada à SDR, colocou em pauta, durante a reunião, a possibilidade de ampliação das ações do projeto.

“Nossa proposta é estreitar as parcerias, principalmente com as prefeituras, para deixar um legado funcional, que vai além da construção civil. Compreendemos que o Pró-Semiárido, ao término de sua vigência, poderá impactar de forma mais permanente, com a implantação de ações públicas estratégicas, a serem firmadas via convênio”, ponderou Dias.

Paolo Silveri, diretor da Divisão de América Latina e Caribe do FIDA, falou da importância do trabalho para a garantia de novas iniciativas exitosas : “Avalio a reunião muito bem, pois o relacionamento do FIDA com o Governo da Bahia, por meio da CAR/SDR, já é de muitos anos e apresenta resultados muitos interessantes. A gente discutiu sobre a continuidade da parceria pelos próximos anos, o processo de avaliação que estamos levando adiante para demonstrar cientificamente, os avanços que foram gerados por esses investimentos e também a possibilidade de estabelecer novas alianças e parcerias estratégicas”.

Durante a reunião também estiveram presentes o oficial do FIDA no Brasil, Hardi Vieira e o coordenador do Pró-Semiárido, Cesar Maynart.