[gtranslate]

N Notícias

Rota do Cordeiro reúne 60 participantes no Piauí

05 de dezembro de 2019

Depois de realizar a Rota do Mel – que reuniu, durante dois dias, apicultores a apicultoras do Piauí – o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) promovem, em parceira com o projeto Viva o Semiárido (PVSA), o Programa Semear Internacional (PSI) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Rota do Cordeiro.

Cerca de 60 pessoas, entre produtores, produtoras, além representantes de diversas instituições que investem na produção de ovinos e caprinos, estão participando do evento que conta com oficina de planejamento e visitas a áreas produtivas no município de Betânia do Piauí (PI).

A escolha da região foi estratégica. É que, de acordo com o Coordenador do Projeto Viva o Semiárido, Francisco Chagas, a produção de ovinos e caprinos de Betânia se destaca. É lá, por exemplo, onde se encontra a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Município de Betânia (Ascobetânia), que possui os melhores manejos, animais com melhoramento genético e estratégias de comercialização concretas que apresentam resultados expressivos.

 

Para o Coordenador Geral de Sistemas Produtivos e Inovativos do MDR – e coordenador da Rota do Cordeiro, Vitarque Coelho, “o sucesso da Ascobetânia é um motivador para o Ministério, que tem como foco apoiar o desenvolvimento da cadeia, por meio de investimentos e articulação de parceiros”.

Para ele, a Ascobetânia tem apresentado resultados que podem transformá-la em referência para os demais polos.

Vale ressaltar que todo o estado do Piauí é produtor de ovinos e caprinos e o PVSA tem investido nessa área. Para se ter uma ideia, já são 2.439 produtores e produtoras beneficiados, 25.020 matrizes e reprodutores adquiridos e 2.518 apriscos construídos e/ou reformados. Além da estrutura, o Projeto também tem investido em ações que têm aumentado a expectativa de renda total dos produtores para R$4,3 milhões ao ano.