[gtranslate]

N Notícias

Projeto Pró-Semiárido recebe treinamento para utilização do novo sistema de gestão

17/02/2020

Os técnicos e técnicas do projeto Pró-Semiárido, da Bahia, apoiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, acabam de passar por um treinamento que os habilitam a usar o novo sistema de monitoramento e avaliação, batizado de Data.FIDA. Em lugar do sistema de monitoramento e avaliação anterior, o Sistema Data.Fida é mais completo, articulado e seguro. Um verdadeiro sistema de gestão integrada. A partir dele, será possível ter dados de avaliação confiáveis e consistentes de todos os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil. E tudo unificado num só lugar, garantindo praticidade, transparência e velocidade no acesso às informações.

A integração dessas informações em suas diversas áreas dentro dos projetos faz com que os trabalhos dos grupos de trabalho sejam compartilhados e somados entre si, ou seja, o projeto trabalha em equipe dentro do sistema e colhe os resultados também em equipe. “Além dessa vantagem, podemos citar a facilidade de uso do sistema, o qual foi concebido numa interface simples e intuitiva, que apresenta os principais indicadores de forma clara e objetiva e cria um sentimento de prazer em ser utilizado e visualizado em suas dashboards”, avalia Luciano Vieira, desenvolvedor do sistema. Já o Assessor de Monitoramento e Avaliação do Programa Semear Internacional, Adalto Rafael, lembra que agora os resultados serão automatizados e vinculados. “Não há como alterá-los manualmente. O sistema entende e já completa os dados, o que também nos confere um ganho de rapidez no uso”, pontua ele.

Para os técnicos do Projeto Pró-Semiárido, algumas ferramentas do Data.FIDA são semelhantes às que eles já utilizavam, porém de forma aprimorada e, mais uma vez, unificada. “A grande inovação, a meu ver, é, justamente, essa conjunção das ferramentas. Por exemplo, para acompanhar um determinado investimento do projeto, nós tínhamos que buscar cada informação num lugar diferente – a georreferência, a composição da diretoria da associação, o mapa do investimento, os respectivos valores, etc. Agora está tudo isso reunido”, pondera Heide Oliveira, Assessora de Monitoramento e Avaliação. Outro Assessor de M&A, Celso Celes, resume dizendo que “o sistema é amigável, autoexplicativo e extremamente interessante”.

Mais uma inovação apontada é a geração de relatórios e a disponibilização de documentos, o que é muito importante para a memória do Projeto. “Há uma capacidade remissiva que nos ajuda a acessar um período determinado”, atesta Samira Aguiar, Assessora Financeira do Pró-Semiárido. Também para a própria equipe do FIDA, o sistema será muito útil no acompanhamento do que está sendo entregue às comunidades dos projetos apoiados pelo Fundo. “A ideia é que todos nos nossos escritórios tenham contato com o sistema, que terá também uma interface pública, ou seja, é uma forma de ter uma prestação de contas transparente com a população”, lembra Raquel, Assistente Administrativa do FIDA.

A implantação do Data.FIDA traz também desafios. O principal deles, na avaliação de Samuel Lyra, Coordenador do Componente de Desenvolvimento do Capital Humano e Social, é o de fazer a retroalimentação das informações, migrando-as do sistema antigo para o novo sistema. “O Pró-Semiárido já tinha um bom mecanismo de monitoramento, mas nem todos os projetos tinham. Para estes, a inovação será ainda mais fundamental, havendo, ainda, uma facilidade de poder começar a organizar as informações já dentro da nova plataforma”, pontua. E complementa: “estamos engajados nessa substituição e satisfeitos com a implantação de um sistema que prevê a incorporação dos dados de todos os projetos FIDA no Brasil”.

* O treinamento foi realizado no auditório da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia.