[gtranslate]

N Notícias

Projeto Paulo Freire representa o FIDA no Fórum Mundial Campesino, no Uruguai

A coordenadora do Projeto Paulo Freire, Iris Tavares, participou do Fórum Mundial Campesino, uma conferência regional da América Latina e Caribe que nesta edição, aconteceu na cidade de Montevidéu, Uruguai. O evento contou com reuniões paralelas das sub-regionais da Mesoamérica e Audamérica com participação do Brasil, Bolívia, Paraguai, Peru, Guatemala, México, Honduras, República Dominicana, Costa Rica, Argentina, Nicarágua, Colômbia e Chile, reunindo cerca de 100 representantes de várias organizações internacionais. O Fórum foi realizado entre os dias 21 e 23 de maio.

Durante os três dias, foram debatidos temas ligados a identificação de políticas públicas prioritárias para agenda 2030 e ações de apoio ao Decênio da Agricultura Familiar por meio de diálogo e articulações entre as organizações e os governos. As perspectivas de aprimorar os Projetos FIDA no seu ciclo de elaboração, implementação, desenvolvimento e avaliação para que possa contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) também foram abordadas no evento.

O Projeto Paulo Freire foi a experiência brasileira que o FIDA indicou para ser apresentada no evento. Ao final dos três dias, foi elaborado um documento apontando propostas como uma nova governança para gerar confiança, transparência, coordenação efetiva e com eficiência, dinamismo e unidade das organizações; planejamento operativo estratégico com horizonte definido;  fortalecimento constante da capacidade de gestão e autogestão em busca da sustentabilidade econômica e financeira; aprimorar a relação institucional das organizações da agricultura familiar campesina e indígena, entre outras, com as agências do FIDA-FAO-IICA e os governos; e fomentar a participação efetiva das mulheres e jovens no âmbito das organizações comunitárias associativas.

O Fórum Mundial Campesino é uma iniciativa da Confederação dos Produtores da Agricultura Familiar da América Latina e compõe a Rede da Agricultura Familiar (REAF), envolvendo diretamente os dirigentes das organizações representativas da Agricultura Familiar Camponesa e Indígena (AFCI) da América Latina e Caribe, autoridades governamentais dos países da região, e os representantes do FIDA-FAO-PMA-IICA.