[gtranslate]

N Notícias

Projeto Paulo Freire participa do Fórum Mundial dos Povos Indígenas

19/02/2021

* adaptação do texto de Rones Maciel.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto Paulo Freire, participou, no último dia 12 de fevereiro, do Fórum Mundial dos Povos Indígenas – Conservação da biodiversidade e transições agroecológicas: um diálogo com os povos indígenas, no painel “Agroecologia e Biodiversidade”. O evento é uma promoção do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com sede em Roma, na Itália, e contou com a participação de representantes do FIDA e e de povos tradicionais da América do Sul e Caribe.

O Projeto Paulo Freire, única experiência do Brasil presente no evento, apresentou os avanços e desafios da transição agroecológica e biodiversificada em comunidades indígenas no semiárido brasileiro, a partir das vivências e experiências do Povo Tabajara, em Quiterianópolis, e das comunidades indígenas de Aldeia Fidelis, em Bom Jesus e Croatá. Eleniza, liderança indígena e coordenadora pedagógica da Escola Indígena local, destaca a importância do evento para promover as demandas dos povos indígenas e valorização da agroecologia.

Presente desde 2013 no território dos Inhamuns, o Projeto Paulo Freire tem contribuído nas ações de assessoria técnica, tecnologias sociais (biodigestor e reuso de água), acesso à água (cisternas), segurança alimentar e nutricional, Caderneta Agroecológica, entre ouras. Somente nas três comunidades indígenas, o total de investimentos chega a R$ 561.939,40, em atividades produtivas de avicultura, suinocultura, apicultura e ovinocultura, beneficiando mulheres e jovens. As famílias são acompanhadas e recebem assessoria técnica por meio da Cáritas Diocesana de Crateús e da Esplar, com base na transição agroecológica e na convivência com o semiárido.

Íris Tavares, coordenadora do Projeto Paulo Freire, reforça a importância do evento e da participação do governo do Estado através do Projeto Paulo Freire. “Realcei a importância da agroecologia, considerando o complexo cenário da pandemia e da crise sanitária, política e socioambiental que ameaça todo o ecossistema. A segurança alimentar e nutricional e a sanidade do planeta dependem do manejo ecologicamente sustentável”, destacou a coordenadora, durante a sua apresentação. Já Hardi Vieira, oficial do FIDA no Brasil, avalia de forma positiva e importante a atuação do Projeto Paulo Freire em comunidades indígenas nos sertões dos Inhamuns e a visibilidade que o projeto ganha mundialmente ao participar desse evento internacional.